quinta-feira, agosto 14, 2003

10/08 - XIS (Muitas) Ideias Para Se Ser Hipocondríaco

No repouso das férias folheei uma XIS antiga (nº 147, 30 de Março de 2002).
O que fui lendo:

- "27 mulheres testam vacina contra o cancro da mama",
- "Hormona do crescimento funciona." (Poupem os leitores, já funciona há dezenas de anos!)
- "Dependência do chocolate" (Parece que se confirma!)
- "Tui Na - Nome misterioso de uma massagem que faz bem a tudo" - título da capa, com chamada para o interior, onde se podem ler umas balelas e se publicitam as respectivas clínicas em Lisboa. (Este será o 3.598 enésimo nome de uma técnica de massagens! Para mim, bastavam-me as mãos da Fernanda Serrana a massajar-me o corpo para fazer bem a tudo!)
- Sobre "O Colesterol - em mais de 90% dos casos uma mudança nos hábitos alimentares reduz os níveis de colesterol" - afirma um naturopata. (O que não afirma é que a mudança de comportamentos em qualquer doença tem um êxito quase nulo, confirmado por estudos científicos.)
Cá por mim, faço como muitos dos meus colegas, ingiro diariamente uma aspirina de baixa dose e uma estatina para prevenir as doenças cardiovasculares, um dos flagelos da actualidade.
- "Inflência da Lua no nosso comportamento" (Provavelmente em muitos países - Libéria, Palestina/Israel, Iraque e mesmo EUA, a Lua está em eclipse há muito...)
- "Alimentação biológica - Traz inúmeros benefícios para a saúde" (Não são inumerados e não se pode confirmar cientificamente com estudos prospectivos este título, embora não se possa negar que é muito mais positiva.)

Em conclusão, a revista XIS, para além de ser uma revista comprovadamente hipocondríaca, é, sub-limiarmente a propagandeadora da iliteracia científica.

Sem comentários: