quarta-feira, agosto 27, 2003

Esclarecimentos & Agradecimentos (e Desculpas)

Agradecimentos:

A EspectacologicaS escreveu-me e confessou-se fã deste blog. Obrigado, mas não mereço tanto. Isto é apenas um modo de entrar na noite. Diz que está perdida. Não creio. Como ela diz: "Beijos para quem for de beijos". Estes beijos virtuais, fizeram-me lembrar uma aula de Psicologia, do meu curso de Medicina terminado no final da década de 70. Aí se disse: "Com amor tudo se consegue!". Foi um grande Professor que o disse. Esse amor, em sentido lato, tenho-o aplicado muitas vezes, am alguns bancos pesados, quando o doente entra com grande agressividade não patológica. Duas frases afectuosas, cirurgicamente bem dirigidas, penetram, invadem e descontraiem os mais agressivos. Talvez por nunca receberem afectos.
Era um bom serviço público que a SIC, a TVI e RTP prestariam à sociedade: distribuir gratuitamente afectos e ensinar a comunicar afectuosamente.

Esclarecimentos:

Um boticário poveiro (não sei se o é ou se apenas reside na Póvoa de Varzim, mas admiro os poveiros) do blog Trenguices, Impressões de Um Boticário de Província, pede-me esclarecimentos sobre o assédio dos laboratórios de genéricos aos médicos, às farmácias e aos técnicos de farmácia: sem entrar em polémicas, o assédio às farmácias, é um assédio económico: "Oh Sr Farmacêutico, encomende-me 100 caixas deste genérico, que eu trago-lhe 200 embalagens!". Quer dizer, em 100 caixas, o lucro vai ser 100%, portanto vale a pena trocar o medicamento por esta marca de genérico que me dá mais lucro. É normal. É capitalismo.
Uma história: há tempos, uma delegada de informação médica de um laboratório de genéricos, abre a sua pasta e oferece-me um CD. Olho e vejo que é um CD do Marco Paulo. Miro-o e digo-lhe: "Você deve estar enganada! Marco Paulo? Ou a empresa de merchandising não presta ou o laboratório não quer mesmo vender nada! Exclamei, meio aborrecido pelo tempo que estava a perder. A delegada intimidada, abre novamente a pasta, troca o CD por um do Madredeus, pede-me desculpa e diz: "O do Marco Paulo é para a empregada da farmácia!", renovando as desculpas.

Desculpas:

Não posso dizer como o Abrupto que tenho 500 mensagens em atraso, porque não tenho. E não digo que vou responder a todas, porque também não o posso fazer. Respondo só a algumas. Ou as mensagens ou os doentes no dia seguinte. Tenho que optar pelos segundos.
E repito que este blog não é um consultório médico.

Sem comentários: