sábado, agosto 16, 2003

A Farsa dos Hospitais S.A. (do Jornal Virtual do SIM)

"Como é o caso daquele Hospital de Lisboa em que a Cardiologia parece já não poder executar mais ecocardiogramas e exames hemodinâmicos, pelo que é segredado aos médicos para reduzirem os seus pedidos de ECD e são utilizados subterfúgios para serem pagos não pelo hospital mas pela ARSLVT.
Daí que os pedidos de consulta externa pelos Cuidados Primários sejam “rateados” e que a tentação do “diga lá ao seu médico de família para lhe pedir este exame” cresça.
São assim subaproveitados os meios instalados, são assim incrementados os ganhos dos privados e convencionados, são assim sobrecarregados os médicos de família com pedidos de transcrição ilegais.
São assim postos em causa princípios éticos e deontológicos médicos e também a competência de gestores."

A serem verdade estes factos (e outros, pois são muitos os zuns-zuns que se vão ouvindo em vários hospitais), não sei o que dizer! Partilho da necessidade de se darem várias voltas completas aos nossos hospitais e centros de saúde, importando para as estruturas do Estado as regras das empresas privadas, mas em tudo tem que haver limites e não sei se na euforia anti-despesista, esses limites serão cumpridos.

Esperemos que a Entidade Reguladora da Saúde, que aí virá, vá regular (ou não!)estes aspectos menos éticos da actuação dos gestores dos nossos hospitais SA ou públicos.

Sem comentários: