quinta-feira, agosto 21, 2003

"O Aperto Mais Desejado"

Segundo a Visão, "O Aperto Mais Desejado" é a gastrobandoplastia.
A jornalista Isabel Nery está de parabéns!
Embora confunda o objectivo da colocação da banda, que é fundamentalmente baixar o limiar do reflexo da saciedade, através da sensação de plenitude gástrica, pois a capacidade do estômago mantêm-se na sua porção distal.

Enquanto a comunicação social, durante anos publicitava gratuitamente (???) os charlatões das dietas, nas suas páginas e monitores, enchendo os seus consultórios (não falo em nomes, mas o mais conhecido mudou de vida para a hipnose e para os carecas, que estão na moda) os verdadeiros médicos iam investigando anonimamente as medidas cientificamente provadas e com eficácia reconhecida. Sem louros ou tias ou programas de TV.

Para que não se venham futuramente acusar estes médicos de negligência médica, pois no artigo parece que tudo corre bem, leiam as complicações (em baixa percentagem, é um facto!) que existem:

"Less than 10 percent of these high-risk patients develop complications from surgery, and one percent or less die", num sítio genérico de reconhecida validade científica, para leigos.

Citando de um sítio brasileiro:
"Porém, é importante frisar que a cirurgia visa estabelecer um padrão alimentar que permita uma ingesta de pequena quantidade de alimentos sólidos, promovendo a sensação de saciedade precoce. A capacidade para ingerir alimentos líquidos e líquido-pastosos não sofre uma redução tão dramática. Portanto se não houver uma colaboração do paciente no sentido de evitar alimentos líquidos e pastosos de alto teor calórico, a perda ponderal ficará comprometida. Nos pacientes do Serviço de Cirurgia da Obesidade do Hospital Santo Amaro, o maior "divisor de águas" para promover grandes perdas de peso tem sido a não ingesta de açúcar e alimentos doces. Portanto, não se pode esperar que a cirurgia "milagrosamente" venha transformar pessoas extremamente obesas sem a devida cooperação.
Outros problemas [para além das infecções, deslizamentos, migração e vasamento da banda]pulmonares (embolia pulmonar), cardíacos, digestivos etc. podem ocorrer, principalmente naqueles pacientes com muitos fatores de risco, contabilizando um risco total de complicações entre 6 e 9 % e uma mortalidade global de + 0,3 %. A taxa média de indivíduos que necessitarão de uma reoperação é de + 5 %, sendo causadas pelas complicações acima descritas.
"

Sem comentários: