terça-feira, dezembro 09, 2003

Demagogia Pura!

N'O 1º Janeiro de 08/12/03:

"Idosos vão ter exame de saúde gratuito

Dez mil idosos da Covilhã vão ter acesso anualmente a um exame geral de saúde gratuito depois da assinatura de um protocolo entre a Câmara, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) e o Hospital da Covilhã.

A iniciativa, "inédita no País" como afirmou o presidente da ARS do Centro, Fernando Andrade, foi apresentada por este subscritor do protocolo como "um exemplo da forma como uma autarquia pode assumir responsabilidades ao nível da saúde".

Aquele responsável disse ainda que vai utilizar este programa destinado a portadores do Cartão Municipal do Idoso para convencer outros municípios a fazerem o mesmo.

O documento foi assinado durante o almoço de Natal oferecido aos idosos do concelho e que juntou cerca de três mil pessoas.

A iniciativa da autarquia entrará em vigor em 2004, devendo, ao longo do ano, os idosos receber em casa uma carta para que realizem o exame geral no centro de saúde da cidade.

Transferências

"Os casos que necessitem de cuidados diferenciados serão conduzidos para o Hospital da Covilhã", explicou Miguel Castelo Branco, presidente da unidade de saúde, prevendo que as especialidades de neurologia e ortopedia serão as mais chamadas a intervir. Carlos Pinto, presidente da Câmara, lembrou que a ideia já tem cerca de três anos, mas que "não foi fácil trabalhar este modelo, porque em Portugal tudo o que é novo merece desconfiança". "Na Europa, os poderes locais desde há muito que têm uma intervenção na prestação de cuidados de saúde que vai para além da construção física de instalações", lembrou.

O Cartão Municipal do Idoso é gratuito e foi lançado pela Câmara da Covilhã em 1998
."

Sem comentários: