domingo, dezembro 21, 2003

"Fumar Ma[L]ta". Impressões de Uma Festa Num Monte em Avis

Fui convidado para um jantar num monte, algures no concelho de Avis. Avis com s, mas onde era suposto encontrarem-se alguns responsáveis de alguns blogs de referência na blogosfera, nomeadamente o Aviz com Z e eu, incógnito.

Afinal, de bloguers, só apareci eu, anónimo autor de um blog umbiguista sem pretensões, que vai falando do que lhe passa dia-a-dia pelos olhos, mas que lhe molda – e de que maneira! – a sua personalidade.

Alguém disse um dia que pelos médicos passa a sociedade doente, não só em termos biológicos, mas também psicológicos e sociais. Nenhum médico pode ficar indiferente aos problemas que se apresentam na intimidade de um consultório.

E se um médico ficar indiferente, não é médico.
E infelizmente já há alguns que só se preocupam com o $$. Mas a tendência será para agravar. Quantos mais médicos houver, mais candidatos aparecerão a pensar só no status e nos proventos.

Preparem-se e não se queixem, pois, vocês, intelectuais, inconsciente ou conscientemente, estão a preparar esse futuro.

Mas vem este bilhete a propósito de uma frase que foi dita e que me ficou na memória. Alguém a brincar, disse, pegando num maço de tabaco: "Olha, fumar malta!" Era bem melhor fazer uns maços de papel, onde se acrescentaria apena um L para subverter a mensagem."

E logo alguém falou na polémica da blogosfera sobre o tabagismo, dando como exemplo os blogs do Aviz e do Médico Explica Medicina A Intelectuais.

Fiquei satisfeito. A polémica serviu para alguma coisa. Alertou alguém para os Malefícios do Tabaco*

Posso anunciar que a Direcção-Geral de Saúde irá publicar, em breve, umas Orientações Técnicas, como habitualmente tem feito, de onde constará que o tabagismo passivo é um factor de risco para o desenvolvimento de asma nas crianças.

Acautelem-se!
__
* - "OS MALEFÍCIOS DO TABACO (A. Tchekov) - A personagem, um pobre diabo a quem um casamento infeliz e uma existência frustrada não conseguiram todavia apagar a capacidade de sonhar, durante a sua conferência sobre os malefícios do tabaco, vai revelando factos da sua vida e do seu casamento, exprimindo grotescamente uma angústia trágica."

Sem comentários: