domingo, outubro 03, 2004

A Falta De Seriedade De Fátima Campos Ferreira

O que queria discutir Fátima Campos Ferreira (FCF)?

Mais uma vez o experiente Adelino Gomes foi sensato: não se pode meter o Rossio na Betesga!

Prós a favor de quê? E Contras o quê?

Foi dos piores debates a que assisti sobre Saúde. FCF com aquelas poses excessivas e forçadas das mãos, com o deambular pelo cenário, está a transformar um programa de debate em programa de diversão.

E a falta de seriedade: querer discutir Saúde, carimbando todo o programa com o sentimento de perda de um ser humano em circunstâncias anormais, não é sério.
E apesar de todo o debate ser marcado pelas referências à morte da utente do SNS, não foi explicada a causa de morte.

Se se tratou de um aneurisma da aorta, trata-se de uma situação gravíssima, rara, de evolução imprevisível e muitas vezes fatal.
Tratou-se obviamente de uma erro médico, um erro de diagnóstico, que como tenho afirmado não pode ser confundido com negligência médica.
E pelo descrito, a única estrutura que deu uma resposta responsável foi o médico dos cuidados primários, do SAP do Centro de Saúde de Ourém ao transferir a paciente para os cuidados secundários. Cuidados primários tão atacados e descredibilizados, mas que tanta falta fazem...

Seria bom um debate público sobre Erro Médico, não para desfilar perante o palco da televisão os protagonistas desses mesmos erros. Mas para divulgar quais as medidas que os próprios médicos, as suas ordens e os governos tentam implementar para a sua diminuição.
Assim como um debate público sobre Erro Judiciário, Erro de Engenharia, Erro Pedagógico e porque não Erro Jornalístico (lembremo-nos do recente e actual caso da Joana).

FCF queria um debate sério?
Mas leva ao seu programa:
- o actual ministro - para quê? Para falar da unha encravada? Para falar da morte da utente?
- um anterior ministro, eventual futuro candidato ao cargo - para quê? Para falar seriamente de Saúde ou para fazer campanha eleitoral?
- o pai do Serviço Nacional de Saúde, também um potencial candidato ao cargo pela oposição - para quê? Para falar sobre o seu filho? Ou para falar de mudanças necessárias para o melhorar?
- um comandante de Bombeiros - para quê? Para falar de política de Saúde? De estratégias para a Saúde? Para falar de transportes de doentes? Para falar das insuficiências das cosporações? Para falar do papel relevante dos bombeiros no (único!) socorro às vítimas no interior? E a afirmação mais importante produzida foi a da unha encravada! E a FCF caiu na esparrela. A directora do Centro de Saúde referido já desmentiu!
- alguém que perdeu um familiar, cuja angústia, preocupação e até ódio será compreensível, mas ao qual foi permitido dizer um enorme dislate: "segundo uma enfermeira amiga, é dos livros fazer um electrocardiograma a todas as dores nas costas!".

Provavelmente é dos livros de enfermagem, pois dos livros dos médicos não é!

Tu que me lês, se estás com uma dor nas costas (eu estou com uma dorsolombalgia do carago!) não te esqueças, corre já ao SAP ou banco mais próximo e exige um electrocardiograma. Talvez um Tac(o) seja melhor. Mas exige-o ou pega no Taco e bate no médico.
Podes ser um dos próximos convidados do programa de FCF: Prós e Contras: os tacos na Saúde.

3 comentários:

Anónimo disse...

o machado de guerra:fatima campos ferreira- uma vergonha nacional !

Anónimo disse...

baltasar magro, pepa bueno, fatima campos ferreira, german yanke, marta nevot.......

Anónimo disse...

correspondente no vaticano ?