quarta-feira, outubro 13, 2004

O Frango Segundo Ricardo

Para que não haja mal entendidos, não gosto do Ricardo.
Assim como muitos não gostavam do melhor treinador europeu.
Estamos todos no nosso direito.

Mas... Baía, volta estás perdoado (não sabemos de quê, mas perdoamos qualquer coisa).
Tu pelo menos és o melhor guarda-redes da Europa.

Porque falo do Ricardo aqui?
Porque quem se aproveita de êxitos circunstânciais, tem que ser modesto e assumir também os erros circunstânciais ou sistemáticos.

Para este treinador de bancada, que sou eu, Ricardo foi um dos responsáveis pela derrota de Portugal frente à Grécia e do empate no Liechtenstein.

Diz o menino que "Não há nada a explicar"!! O quê? Não merecemos uma explicação?

Só merecemos explicações quando se trata de êxitos?
Quando se trata de explicar uma defesa de um penalti sem luvas e uma atitude espontânea e extemporânea que o levou a marcar outro, aí já há explicações, colóquios, apresentações, entrevistas, e até livros biográficos de um ano de selecção.

Quando um profissional faz apelo a entidades divinas ou promessas esotéricas, está tudo dito. Um bom profissional tem que fazer apelo ao profissionalismo, à concentração, ao bom desempenho e reconhecer os erros quando os comete.

Os erros dos guarda-redes têm um nome: frango. A negligência tem outro: perú.

- "O guarda-redes da selecção portuguesa preferiu evitar o assunto e nem sequer deu a sua própria visão sobre o golo consentido."
- Um frango: «São questões técnicas. Vocês, não estando em campo, nunca vão perceber», sublinhou.
- "Não vale a pena. O povo percebe, de certeza absoluta, o que eu quero dizer" - pois percebe. A falta de modéstia e os frangos.

Porque falo disto aqui? Porque o futebol faz parte da cultura do povo português. Poderia ser o ténis de mesa, o cricket, o basquetebol, o futebol americano, o raguebi ou até a malha, mas é o futebol.

E também porque há, para afogar as mágoas, a

Amineptina
Amitriptilina
Bupropiona
Citalopram
Clomipramina
Duloxetina
Escitalopram
Fluoxetina
Fluvoxamina
Imipramina
Maprotilina
Mianserina
Milnaciprano
Mirtazapina
Moclobemida
Nefazodone
Nortriptilina
Paroxetina
Reboxetina
Sertralina
Sulpiride
Tianeptina
Tranilcipromina
Venlafaxina

1 comentário:

Anónimo disse...

O meu comentário passa apenas por uma risada.Aqui o médico não está a falar para intelectuais, mas para adeptos de futebol, ou então para intelectualóides, que não percebem nem de futebol nem de depressão.Não se está a falar de afogar mágoas, estou a falar de pessoas que sofrem na alma , de uma doença séria e de grande sofrimento, para si e para os familiares, de não dormir, de não comer, de não ter força para trabalhar,de ter pensamentos negativos, de morte de suicidio.Não brinquemos à bola, mem com a saúde.A dor de um depressivo ,não há psiquiatra nem psicologo que conheça se não tiver passado por uma depressão.Está a misturar alhos com bogalhos.Não é médico concerteza, porque se o é devia não brincar desta forma.Desejo-lhe maior serenidade de pensamento.Ou se é médico tirou o curso errado como tantos outros que andam por aí.