sexta-feira, dezembro 15, 2006

Choro Convulsivo!

Este post deveria ter sido colocado há cerca de um mês.

Mas eu próprio me senti "sentido" e só hoje decidi postá-lo com um "P grande".

Fui procurado telefonicamente por um doente que habitualmente sigo no consultório insistindo que necessitava de falar urgentemente comigo.

Sabia quem era e lembrava-me que o tinha referenciado a uma determinada especialidade para ser sujeito a uma ...scopia que pressupunha uma posição inabitual.

A suspeita já de si era grave.

Lá conseguiu ser observado num dos melhores (ou maiores) hospitais públicos do país e lá se agendou o exame.

Quando o doente entrou no meu consultório, inicia um choro convulsivo que me emocionou. É um homem que já passou por muito, incluindo a injusta guerra.

Pensei: Confirmou-se o pior, tem cancro e vê a sua vida que ainda está a meio, a reduzir-se muito.

Deixei-o chorar, e quando acabou diz-me, soluçando:

- "Não pode ser! Não pode ser!"

- "Fui tratado como gado naquele hospital."

- "Puseram-me mais de uma hora naquela posição, ao frio, sem me ligarem, passada essa hora chega o médico, com maus modos, com muitas enfermeiras atrás, tudo na galhofa, trata-me mal, pergunta-me o que estou ali a fazer, agride-me verbalmente reafirmando que não deveria estar ali. Para ir para o hospital da minha terra e que não havia nada a fazer."

- "Não pode ser senhor doutor. Foi aquele médico que depois de me observar me mandou para aquele hospital e depois diz que estou ali a mais, depois de me deixar mais de uma hora numa posição incómoda, própria de mulheres. Não pode ser!" Reiniciando o choro convulsivo.

Propus-lhe que fizesse uma reclamação. Não quis. O seu objectivo não era esse. Era mesmo só falar.

(A)moral da história: história sem moral.
Há ALGUNS médicos que deviam ser porqueiros (porqueiro: homem que guarda porcos.)

12 comentários:

Anónimo disse...

"Primum non nocere" mas "Errare humanum est" no entanto... "Perseverare autem diabolicum"!

Errar é humano. Concordo. Atacar por atacar. Dizer por dizer. Em nada contribuem para melhorar a situação. Concordo plenamente. Também eu detesto o sensacionalismo imbecilizante.

Felizmente, por vivermos num país de blogs e intelectuais... Acho que podemos ignorar o que se passa noutros países (assaz sub-desenvolvidos): Institute of Medicine Report - To Err is Human (1999).

Bem sei que muitos têm relativizado esse famigerado relatório (por exemplo: Blendon et al. (NEJM 2002) ou este - McDonald et al. (JAMA 2000)) mas a opinião não é unânime - Leape (JAMA, 2000) ou Kaushal et al. (JAMA 2001).

A solução Americana de pôr advogados gordos a engordarem mais à custa dos erros médicos é má - estou plenamente convencido disso (este artigo no New Yorker põe o problema de forma muito interessante).

É verdade que os médicos são apenas humanos e, portanto, é mais que compreensível que cometam erros (ver este artigo do mesmo autor (também no New Yorker).

Cruzar os braços, desistir, desmoralizar e insistir que não se consegue fazer melhor parece-me, no entanto, desapropriado e um hino à mediocridade. Sugiro apenas mais um artigo Medical Guesswork, publicado na Business Week, mas que conta com a experiência do Dr. David Eddy... e dá bons exemplos de uma atitude positiva do sistema de saúde Americano em relação ao erro médico, alternativas que, salvaguardando a posição e as características específicas dos profissionais de saúde, não deixou de batalhar por uma melhor e mais humana prestação desses mesmos cuidados à população...

Mais uma vez obrigado pelos seus posts. Peço desculpa, em nome de todos os pacientes deste país por sermos injustos, despropositados, ignorantes e inconvenientes...

Um abraço!

Anónimo disse...

... Ou quando o "poder", autoridade, influência, domínio, é exercitado de forma arrogante e em tudo contrário aos princípios éticos e deontológicos que deveriam nortear o médico e o acto médico!
Infelizmente há muito disso por aí, muito mais do que se possa pensar, já que as pessoas vítimas desse tratamento desumano, se sentem humilhadas de forma insustentável e irreparável e, por isso, tantas vezes preferem calar! Calar fundo, porque dói. E porque destrói uma relação essencial na vida de qualquer pessoa - a relação médico doente ficará irremediavelmente comprometida, atendendo ao necessário envolvimento clínico e a uma certa dependência e desigualdade de poder estabelecida na dita relação, e... por arrastamento, a saúde. Não só física mas psicológica. Um bem (saúde)que deveria ser pilar da sociedade, ao serviço do desrespeito pelo outro, um ser humano, cuja dignidade assim se "melindra".

Tanta subversão de valores!
Tanto desvio comportamental!
Tanta falta de escrúpulos, tanto egoísmo, tanta irracionalidade e prepotência(neoliberal?)

O remédio está em combatê-los.

NSQNU

Anónimo disse...

Exmo MEMI

O que fazer quanto a gente desta a exercer por estas bandas?

Concretamente, esse Sr. continua alegremente a sua vidinha nessa tal Hospital, sem qualquer consequência pelo seu ignóbil comportamento.

A questão é, se esse fulano e outros que tal não forem denunciados (e depois punidos) por quem os conhece e reconhece melhor, por ter o "know-how" e estar dentro do "sistema", então que legitimidade para depois nos queixarmos dos que, menos informados, confundindo o negligente com o humano que erra, são deixados à sua sorte para reagirem a este tipo de situações (e às outras, de mero erro)?

Há de existir uma solução, não sei é qual. Mas estou certo que, ou esta passa por nós, ou no futuro teremos muito que nos queixar da conivência do presente.

Alfredo Vieira

Anónimo disse...

Errar é humano.
Humano: ser vivo que comete erros.
(Se não comete erros não é humano; quanto mais erros comete mais humano é).
Vamos todos tentar cometer muitos erros, está bem? (Sejamos humanos...)

Anónimo disse...

o Sr. Alfredo Vieira está carregado de razão.
CF

Anónimo disse...

Os profissionais que trabalham em saúde deviam ser avaliados a nível de personalidade e depois disso concluir sobre as respectivas aptidões para exercer a profissão com pessoas que à priori estão enfraquecidas ou inseguras pela doença.
Há áreas em que não é necessário o contacto com o público e os profissionais de saúde não aptos, poderiam ser redireccionados para essas áreas.
Não somos todos iguais, mas têm que ser criadas alternativas para deixar de haver casos destes, vítimas destas, injustiças destas, desumanidades destas.
leonor

Médico Explica disse...

"Mais uma vez obrigado pelos seus posts. Peço desculpa, em nome de todos os pacientes deste país por sermos injustos, despropositados, ignorantes e inconvenientes..." o que pressupõe que o autor anónimo não é da saúde.

Agradeço o seu comentário.

Médico Explica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Coitados dos porquinhos, k também são animais sensíveis!

Tanta reclamação e processo injustos e nestes casos nada se faz.

É mesmo triste exemplares destes andarem pelos nossos hospitais.

-um jovem colega, com exame na terça

Anónimo disse...

como em tudo há bons e maus profissionais.... e alguns são mesmo MAUS!

google优化 disse...

oo无锡乐洋化机公司主要采购反应设备销售反应设备反应设备商机反应设备产品反应设备公司反应设备供应商反应设备市场反应设备价格行情反应设备展会信息反应设备行业资讯反应设备反应设备本公司主要生产反应设备销售反应设备制造反应设备和各种产品我们是反应设备供应商有很大的反应设备市场反应设备详细情况可以访问反应设备专业网本公司主要生产反应设备
销售反应设备冷凝器冷凝器冷凝器冷凝器冷凝器反应锅反应锅反应锅反应锅反应锅反应釜反应釜反应釜反应釜反应釜反应釜反应釜反应釜反应釜搅拌设备搅拌设备搅拌设备不锈钢反应釜冷凝器冷凝器冷凝器冷凝器冷凝器展会信息冷凝器行业资讯反应锅反应锅反应锅反应锅反应锅反应釜反应釜反应釜反应釜反应锅反应釜换热器换热器换热器换热器

Anónimo disse...

wow gold
wow gold
wow power leveling
wow power leveling
wow gold@@@@
World of Warcraft Gold
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
rolex replica
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
replica rolex
powerleveling
powerleveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
rolex
wow gold
wow gold
Warcraft Gold
Warcraft Gold

中高年 転職
アルバイト 求人情報
ブライダル
転職
競馬
FX
ダイエット
お見合い
競馬 予想
新築マンション
新築マンション
コンタクトレンズ
婚約指輪
合宿免許
人材派遣
東京都 墓地
派遣会社
人材派遣
パチンコ 攻略
おなら

货架
OCR
OCR
手机词典
高速扫描
机票
灭蟑螂
蜗轮减速机
减速机
齿轮减速机
丝杆升降机
租房
租房
北京租房
北京租房
搬家公司
北京搬家
北京搬家公司
上海机票
上海机票
上海打折机票
上海打折机票
上海特价机票
上海特价机票
搬家公司
搬家公司
北京搬家公司
北京搬家公司

dfdhfgdvfbcbc