quinta-feira, janeiro 15, 2004

Afinal Em Que Ficamos? Odontologistas ou Médicos Dentistas!

Esta notícia do Público, de 11 de Janeiro de 2004 "Uma Centena de Centros de Saúde com Odontologistas", assinada por Lusa é no mínimo confusa. Depois de ler, tirei a conclusão: continuará a discriminação - os ricos irão para os médicos dentistas nas clínicas privadas, os pobres e a classe média irão para os odontologistas nos centros de saúde.

Que democrática democratização ou então que venha a correcção da notícia...

"O Governo promete "democratizar" gradualmente o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde oral, colmatando as insuficiências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nesta área específica.
[...]
Os serviços nesses centros de saúde serão prestados nomeadamente por odontologistas. Estes profissionais poderão vir a ser vinculados ao Estado através de contrato individual de trabalho ou mediante protocolos. Contudo, o governante não descartou outras hipóteses e disse que estão a estabelecer-se "pontes" de entendimento com a OMD. A par desta iniciativa, continuam a decorrer programas de saúde oral pensados para grupos específicos, como crianças, idosos e portadores de deficiência.

[...] o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, Portugal é um país "onde só os ricos podem tratar os dentes", uma vez que a maioria dos médicos-dentistas trabalha nas 2500 clínicas privadas da especialidade.

"Já é tempo de deixarmos de ser um país de desdentados e de o Governo perceber que não há saúde geral sem saúde oral", reivindica.

[...] o dirigente quer ainda combater o exercício ilegal da profissão, uma intervenção que vai ser possível através dos novos estatutos da OMD.
"

Sem comentários: