domingo, janeiro 16, 2005

Frielas E A Iliteracia

Catarina Fernandes é jornalista do Diário de Notícias e estragou-me o meu tardio pequeno almoço deste Domingo.

O jornal nem é de hoje, mas ainda ensonado e enquanto se prepara a torrada (com Becel pro-activ!) puxa-se qualquer coisa que esteja por perto. Foi o DN de ontem, podia ser o RCM de um medicamento ou o rótulo de comida para gatos, provavelmente ficaria mais bem dispossto.

A secção: Cuidados de Saúde

O título, presumo que da autora: "Idosos de Frielas não esperam pela consulta"

A página: 26

O texto: (É preciso estar com muita atenção! Atenção aos negritos.)

"Receber uma consulta médica sem ter que esperar durante horas parece ser algo difícil de conseguir a baixo custo. No entanto, isso passou a ser uma realidade para muitos idosos de Frielas, no concelho de Loures, desde que a junta de freguesia criou um serviço de apoio à terceira idade, que disponibiliza consultas médicas, no posto de enfermagem da autarquia.

Duas vezes por mês, durante uma hora, os mais idosos podem ser consultados sem qualquer tipo de confusão. Não têm que andar em transportes públicos, porque o posto de enfermagem fica situado mesmo no centro da localidade, e não têm que estar no local com muitas horas de antecedência dado que a consulta está garantida por uma inscrição prévia.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Frielas, Álvaro Cunha, o objectivo é apenas o de facilitar a vida aos idosos. «Estávamos a constatar que havia um grande número de pessoas de idade que tinha que ficar horas à espera de consulta no centro de saúde», refere, «quando, ainda para mais, se trata de utentes com muitas carências e alguns problemas de mobilidade».

«O nosso intuito», acrescenta Álvaro Cunha, «é que as pessoas venham mais ao médico e estejam mais a par da sua saúde, porque desconfio que muitos dos utentes que agora se inscreveram há anos que não iam a um consultório». A necessidade de um serviço como este levou a que,
em apenas uma hora, se tenha esgotado o número de consultas possível para este mês.

Com o custo simbólico de um euro, as consultas têm lugar duas vezes por mês, às terças-feiras, no período entre as 19.00 e as 20.00
."


Diz a Catarina que os idosos de Frielas não vão esperar durante horas por uma consulta, como acontece no Centro de Saúde local, porque agora têm duas horas por mês oferecidas pelo Presidente da Junta, um verdadeiro pruuuusidente!


É que, com duas horas por mês, e já com o primeiro mês esgotado, os idosos de Frielas não vão esperar horas ... vão esperar anos!! E mais anos por uma consulta.
E se o médico observar um doente por cada 15 minutos, serão 4 por período, 8 por mês, menos de 100 por ano.


E quantos idosos haverá em Frielas?


Quem ganhou com esta demagogia foi o médico que lá conseguiu mais uma avençazita, o pruusidente que lá arranjou uns votitos para o seu partido, a jornalista que lá ganhou por mais uma peçazita de mau jornalismo.


Quem perdeu: fui eu, por que me estragou o pequeno almoço, os idosos que foram enganados com promessas de melhoria da acessibilidade, foi o DN e os seus leitores.
Foi o jornalismo...

Sem comentários: