domingo, janeiro 23, 2005

O Jornal de Notícias na Senda da Desinformação

Foi hoje, Domingo, dia de descanso que o JN publica um estudo de um tal MUSP (Movimento de Utentes dos Serviços Públicos) que se desacredita logo à primeira.

Mais um provável movimento de cúpula, saído de um partido qualquer!

Diz o JN: "Freguesias sem cuidados primários".

E continua, "Um inquérito inédito feito a freguesias portuguesas sobre a situação dos cuidados primários revelou "grande insatisfação" dos utentes. E com razões de sobra 81% das 785 freguesias respondentes não têm centro de saúde e nas freguesias com mais de 20 mil habitantes, essa falta existe em 36% dos casos. Uma falha incompreensível quando é aceite que cuidados primários fortes são a base de um sistema de saúde de qualidade e com menos custos."

.../...

"De todas as [freguesias] respondentes, 81% não têm centro de saúde", revelou ao JN Carlos Braga."

E revelo eu: quem disse que cada freguesia deveria ter um centro de saúde? Saberá o sr Carlos Braga o que é um centro de saúde?

"Vivo a 10 km de Lisboa e o meu centro de saúde só tem um funcionário a atender quem chega", diz.

Mas para "receber quem chega", quantos funcionários serão precisos? E para fazer o quê? Tirar o chapéu, colocar o sobretudo no bengaleiro, servir um cafezinho?

"Quando se trata de extensões de saúde, o atendimento médico à noite e ao fim de semana desce até aos 0%."

Porque não pergunta o sr Carlos Braga a cada português: "Gostava de ter um médico dentro de casa? Gostava de ter assistência permanente com um médico ao lado?

Chega de demagogia!
Será da proximidade da eleições?

Sem comentários: