sexta-feira, janeiro 07, 2005

Grande Investigação: Germano Ferreira Vítima Da Epistaxis

O JN de 06/01/05 revela-nos o grande furo jornalístico do fim-de-ano, pela difícil investigação subterrânea de Salomão Rodrigues.
Enquanto os seus colegas procuravam informar a comunidade mundial dos acontecimentos no Golfo de Bengala, Salomão Rodrigues, de bengala na mão, conseguiu descobrir a primeira vítima da epistaxis assassina.

Ei-la, a vítima, perante a qual me curvo, segundo foto publicada no referido jornal pelo repórter Manuel Azevedo:



PUBLICIDADE

Salomão Rodrigues confirmou que a vítima "regressou a casa. Quase sem forças para se manter de pé." Mas mesmo sem forças logrou deslocar-se ainda mais uma vez ao Hospital.

Segundo apurou Salomão Rodrigues, a vítima foi observada por diversos médicos que se limitaram a olhar para a "anemia entretanto adquirida pela perda constante de sangue" e viraram costas.
Por isso a vítima teve que fazer "Dez deslocações aos hospitais de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, e de V.N. Gaia em apenas três dias".

Para que conste a vítima "foi assistido por um especialista em otorrinolaringologia e, mais tarde, enviado para casa" contra a sua vontade.
O especialista bem avisou: se voltar a sangrar, fique em casa, não volte ao Hospital, que pode ser fatal.

Mas, "Não demorou muito tempo para que a hemorragia voltasse. Nova deslocação ao S. Sebastião, onde mais uma vez foi atendido e enviado para casa." - Bolas, gritou nessa altura a senhora do senhor vitimizado. [O JN não traz foto da mulher da vítima. Segundo mentideros do corredor, a vítima não autorizou que a fotografia da sua senhora viesse no JN].

Salomão Rodrigues apostou em continuar à porta do hospital e teve êxito: "No dia seguinte, a situação mantinha-se e Germano Ferreira voltou ao Hospital da Feira. Como não havia especialista de otorrino, foi enviado para o Centro Hospitalar de Gaia. Colocaram-lhe um novo tampão no nariz...", segundo apurou o jornalista junto da auxiliar de acção médica, vizinha da vítima, as postas de sangue eram tantas que parecia uma menstruação, como quando estava com o mioma igual ao da ..., daquela que veio na Caras (ou na Lux, ou antes na Maria?).

"Naturalmente, foi perdendo sangue. Apesar dos protestos dos familiares para que o ..." sangue parasse.
"Na madrugada de sábado continuou a perder a sangue e, por isso, foi ao S. Sebastião. Mais uma vez foi reenviado para o Centro Hospitalar de Gaia, que, por sua vez, o manda para casa." Salomão não conseguiu confirmar a existência de novo tampão. Presume que lhe foi posto um tampão na narina sangrante.

"Só que as hemorragias não pararam."
Apesar das preces e "Farta do vaivém constante entre Feira e Gaia, a família de Germano Ferreira decide," atravessar para a outra margem e mudar de santo: deixar cair S. Sebastião e recorrer ao Santo António milagreiro.

No Santo António "é confirmada a debilidade física, devido a perda excessiva de sangue, e imediatamente internado, onde ficou hospitalizado até ao passado dia 4." Feitas as contas a vítima ficou internada 1 (um) dia! Fantástico!

"Os familiares de Germano Ferreira dizem-se "revoltados"" contra a frase "A culpa é do sistema" e contra a "orgânica do sistema".

Afirmaram que "que não vão pedir qualquer responsabilidade ou indemnização," caso a sua foto venha publicada no jornal, assim como a teorização académica da senhora do Germano: "chamar a atenção dos médicos "para tratarem melhor os doentes"" e "Não há direito que nos tratem desta maneira".

"O JN esperou, até ontem, sem sucesso, por uma reacção do Centro Hospitalar de Gaia", mas apenas conseguiu um post do blogue Médico Explica Medicina A Intelectuais.

O autor deste blogue, tentou em vão procurar na internet uma outra fotografia do sr Germano para comparar com a presente e poder aquilatar a "debilidade física", pois a foto apresentada no Jornal de Notícias, presumivelmente é anterior à epistaxis galopante.

1 comentário:

Anónimo disse...

BEM!!!O SENHOR MINISTRO DA SAÚDE VEIO SE CALHAR DE UMA FAMÍLIA HUMILDE MAS DE HUMILDE POUCOS TEEM.SE FOSSE UM OUTRO FUNCIONÁRIO TALVEZ UM PARAMÉDICO JÁ HAVERIA DE CERTEZA UM CASTIGO EXEMPLAR PARA VAIDADE DO SENHOR MINISTRO OU DIRECTOR DA REGIÃO NORTE MAS...TRATANDO-SE DE UM OU UNS MÉDICOS DESTE OU OUTRO HOSPITAL A COISA PASSA. LÁ DIZIA O CAVACO QUE PASSADA UMA SEMANA JÁ NINGUÉM SE LEMBRA...E EU QYE SOU PSD. BOLAS MAS QUE VIDA ESTA.