quinta-feira, janeiro 13, 2005

O Desnorte de Helena Norte

Ainda o Jornal de Notícias. O do Elias, o sem abrigo. Talvez o menos iliterato que por lá anda.

Conhecem a Helena Norte? Não! E a Ana Ferro? Também não? Indesculpável.

O Jornal de Notícias, o mais lido de Portugal, oferece-lhes uma página, sim uma página. (Elias, tu que lá estás, quanto custa uma página no JN?)

E a página oferecida (será que o director do jornal alguma vez a leu?) é-o para se escreverem afirmações de alto interesse científico..., e já não falo mais de iliteracia científica, nem de intelectuais.

Dizem essas personagens porterianas que se intitulam, a primeira jornalista (não convecional) e a segunda, médica especialista de Homeopatia, que como se sabe não é uma especialidade médica, e esta não tem garantidamente cinco mil anos, talvez duzentos.

Mas pudemos todos ler e aprender que:

- "uma respiração correcta pode ... melhorar a longevidade" e o que é uma respiração correcta? "respiração profunda e completa". Um suspiro!

- "a maioria das pessoas respira mal porque desaprendeu." Ok, tudo para a escolinha. A mim sempre me ensinaram que respirar era um acto reflexo e independente da vontade.

- "... esse acto [respirar] que nos faz estar vivos". Lapalisse existiu?

- Esta premissa científica ainda não a consegui entender: "A importância da respiração é inversamente proporcional ao tempo que conseguimos estar sem receber oxigénio"

- "É possível passar horas, dias, sem comer ou beber, mas bastam alguns minutos sem ar para morrer."

Prooooooooonnnnnnnnnnntttttttttoooooooooosssssssssssss!

Senhor director do JN, não há uma página para mim?

Sem comentários: