quinta-feira, janeiro 06, 2005

Medicinas ... Alternativas .... À Inteligência

Por e-mail, alguém me enviou este naco de prosa de um alternadeiro, publicado num jornal regional, o Diário Regional de Viseu em 27/12/04.

Trata-se de publicidade encapotada, pois como se pode ler num texto pretensamente informativo, lá vem o nome da Clínica BioSorriso, uma verdadeira policlínica: há tarot, há orelhoterapia, há esoterismo, vulgo bruxaria, etc.

Mas vale a pena ler a entrevista de um médico alternadeiro. O negrito, como não podia deixar de ser é meu.

"Numa época em que, cada vez mais, se fala e se recorre à medicina não convencional, também apelidada de medicina alternativa, o Diário Regional de Viseu partiu à descoberta de algumas destas práticas, com destaque para a Kinesiologia, uma das valências disponíveis na Clínica BioSorriso, situada na Quinta D'El Rei, em Viseu.
O nosso jornal .../... a necessidade de promover os diferentes tipos de terapias alternativas.

DRV - O que pode um cliente encontrar na "BioSorriso"?
Alfredo Rodrigues Nunes - Acima de tudo encontra uma clínica dentária e um centro de terapia alternativa, com Kinesiologia, Auricoloterapia, Reiki, Osteopatia, Auriculoterapia, Tarot, associados ao esotérico e às medicinas alternativas.

DRV - A medicina alternativa é uma prática muito procurada?
ARN - ... Até porque se o nosso corpo tem a capacidade de nos pôr depressivos, também tem a capacidade de nos pôr bem, depende da maneira como pensarmos.
A psicossomatização dos traumas é, acima de tudo, emocional e nunca física.

DRV - Então qual é a resposta da medicina alternativa face à ineficácia da medicina "tradicional"?
ARN - A medicina tradicional não é ineficaz. Os médicos são importantes em caso de cortes no corpo, na necessidade de operações, adimitração [??] de antibióticos em caso de infecção, etc; em que a medicina alternativa não consegue fazer nada. Nós não curamos ninguém, o corpo é que tem a capacidade de se curar.
O nosso corpo é constituído pelo mental, emocional e físico, temos três partes que se reúnem numa só. Os médicos curam e abrangem o físico, mas não entram muito no mental e no psicológico, e esquecem que somos uma estrutura composta por três partes. As medicinas alternativas entram por aí, pelo lado emocional e mental, tendo resultados no campo físico.
.../...
DRV - Em que é que consiste?
ARN - A Kinesiologia compreende um conjunto de técnicas que se podem chamar de "técnicas de saúde" ...
Mas no fundo é sempre o corpo que se cura, eu não curo ninguém, isso é ponto assente.
...
A Kinesiologia consiste num sistema de feedback entre o corpo e os órgãos, e ninguém melhor que o nosso corpo para se conhecer a si próprio. Por exemplo, se temos um trauma, o mesmo vai-nos causar um mal-estar a nível emocional e, consequentemente, a nível físico. Este sistema de feedback entre os órgãos e os músculos permite, através da análise de um músculo saber o estado de um órgão, e sabendo isto é possível fazer uma associação emocional a esse órgão. Se for uma pessoa exigente, com picos de alegria e de tristeza, revoltada com a vida, isto é possível de saber através da associação dos órgãos com os músculos e com as emoções.
A cada órgão está associada uma emoção: ao fígado é a revolta, e ao estômago, de certa forma também, mas é essencialmente a inflexibilidade.
Assim, através do teste muscular podemos saber, na realidade, como a pessoa se encontra. Pode dizer-se que, a nível da medicina alternativa, este é o melhor método de diagnóstico que temos.
Esta técnica permite-nos diagnosticar casos de stress, bloqueios, falta de energia, dificuldades de aprendizagem, depressões, colesterol, epilepsia, úlceras, viroses, desequilíbrios emocionais, tumores, reumatismo, diabetes, doenças transmissíveis, entre outras.
...
... classe médica muito conservadora, com uma mente pouco aberta para este tipo de terapias, por isso a regulamentação das medicinas alternativas passa, acima de tudo, pela evolução de uma nova consciência do nosso "eu" no seu conjunto.
A nível de medicinas alternativas, não temos a possibilidade de receitar e acreditamos que, na maioria das situações estes também não são necessários. Por vezes, ainda se coloca a questão de trabalharmos sob a tutela dos médicos, mas, de certa forma, quem pratica medicinas alternativas não aceita fazer deste meio um circuito fechado, onde só alguns têm acesso.

DRV - Por onde passa o futuro deste tipo de medicina alternativa?
ARN - O nosso mundo está em mudança, o que tem trazido uma grande abertura a nível espiritual, ou seja, as pessoas estão mais abertas àquilo que antes desconheciam. Os processos de cura já não passam tanto pelos comprimidos, mas sim pela aceitação e compreensão daquilo que a sociedade pede a cada pessoa.
O ser humano tem dois hemisférios: o hemisfério esquerdo, que é o mais curioso; e o hemisfério direito, que é o sensitivo. Muitas vezes, em caso de conflito, a energia dos hemisférios é cortada, e gera-se um debate entre o que pensamos e o que sentimos. Esta situação pode originar um trauma que advém das divergências entre o que nos é pedido pela sociedade e o que achamos que somos capazes de fazer. E depois não nos podemos esquecer que a sociedade de hoje é uma sociedade de consumo, de protagonismo; e no meio disto há pessoas que se sentem bem e outras que se sentem forçadas. Quando a sociedade não nos permite fazer aquilo que nós gostamos, e que no fundo nos realiza e faz felizes, vamos desenvolver traumas e psicossomatizá-los - as chamadas depressões que, actualmente afectam muitas pessoas.
Então, o nosso futuro passa também por fazer compreender às pessoas que sociedade e pessoa são elementos distintos, o que pensamos é uma coisa e o que sentimos, muitas vezes, é outra.

... Dá-nos uma base de sabedoria e complemento que nos faz entender melhor a sociedade, o porquê das coisas.
A Kinesiologia e outras medicinas alternativas são muito importantes, na medida em que tudo o que seja psicossomatização de traumas, se relaciona com o interior do ser humano, dando origem a bloqueios. As terapias de medicina alternativa têm essa função de romper com os traumas e medos que tantas vezes nos bloqueiam. Logo, quando as pessoas se sentem livres de preocupações são muito mais felizes, visto que nós fomos feitos para nos ocuparmos das coisas no momento certo, e não sofrer por antecipação.

DRV - Mas isso é um pouco difícil tendo em conta a mentalidade instituída na nossa sociedade…
ARN - É mesmo isso. A sociedade não é perfeita e tem muitas coisas que vão contra a nossa natureza, e quando isto acontece formam-se as doenças.
.../...
É importante também ter-se sempre presente a noção de que o ser humano necessita de três energias fundamentais: a saúde, a felicidade e o dinheiro; e não o protagonismo, a competição e o dinheiro.

Não lhe querem marcar uma consulta para o psiquiatra?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia!
Há de se esclarecer que há tanto idôneos quanto picaretas entre pessoas e instituições de todas as classes, inclusive a classe médica e associadas.
Inicialmente, o termo "Medicina Alternativa", no conceito de tratamentos para o restabelecimento da saúde do indivíduo como um todo, tanto psíquica quanto fisicamente, deveria ser substituído por "TERAPIAS OU TRATAMENTOS COMPLEMENTARES", uma vez que seu objetivo é auxiliar e não substituir o tratamento. Obviamente estas terapias surtem efeito quando aplicadas por profissionais qualificados: médicos, quando se trata de diagnosticar e prescrever tratamentos; médicos,fisioterapeutas,enfermeiros e demais profissionais QUALIFICADOS da ÁREA DA SAÚDE quando se aplica o tratamento sugerido,conforme o caso.
É fato que há muitas técnicas que, quando utilizadas corretamente, trazem melhoras significativas para o paciente.Sendo esse o objetivo do tratamento médico,não há razão para não se valer desse conhecimento.Lembre-se que, por muito tempo a acupuntura foi vista com maus olhos e hoje é aceita amplamente entre o meio médico.
A partir daí, há de se separar o joio do trigo!Atentar-se para os picaretas que tentam tirar proveito,sabendo que o conhecimento da população ocidental acerca dessas técnicas ainda é escassa e, tornando, assim, fácil ludibriar-las.
Generalizações são sempre perigosas e na maioria das vezes injustas!

Kamile
graduanda de Medicina