quinta-feira, outubro 16, 2003

Harrison's Principles of Internal Medicine

Está o cibertulia preocupado com o facto da Margarida se estar a preparar para o exame de ingresso no internato para as diversas especialidades médicas e cirúrgicas. E insurge-se contra o o tempo perdido no internato geral, principalmente no segundo ano. Depois afirma que "O estado da Saúde em Portugal também se podia medir por aqui..." e pede que "o médico de serviço na blogosfera também poderia dar o seu importante contributo...".

O médico de serviço, que bem gostaria de o não ser, lembra-se do seu Harrison desde os seus anos clínicos na faculdade até hoje. Harrison será sempre o Harrison. É a nossa bíblia, sempre actualizada, desde que o compremos, claro.

Lembro-me que para além da letra miudinha o papel era bíblia.
Ainda guardo os meus Harrisons passados. E como gosto de confirmar os avanços da medicina ao folhear estas edições desactualizadas.

Ainda a sida não era sida e já o Harrison de 1980 descrevia em poucas linhas uma nova doença, apenas estatisticamente relevante, pois referia o aparecimento de determinadas doenças relacionadas com a deficiência adquirida da imunidade. Nessas linhas descrevia-se que em determinados grupos sociais, como os homossexuais, os haitianos e os adictos de drogas endovenosas desenvolviam-se algumas doenças que era suposto não se desenvolverem e relacionadas com a diminuição das defesas.
Era uma interrogação. Porquê? Ainda se colocavam muitas dúvidas.

Quanto ao internato geral, está em mudanças.
Defendo um bom internato geral de 2 anos (parece que vai ser diminuído). Mas é necessário para se adquirir "traquejo" e "autoconfiança" na profissão.
Nos médicos espanhóis, onde não existe internato geral, nota-se uma certa dificuldade no à vontade na prática clínica do dia-a-dia. No senso clínico (ou olho clínico) que só se adquire com a prática.

Pena é que o internato geral ainda seja encarado como uma mera preparação para o exame de ingresso ao internato das especialidades e se descurem tantos aspectos práticos.

Sem comentários: