domingo, outubro 26, 2003

"O Álcool Pode Fazer Bem"

Aconselho a leitura desta entrevista* (Público, 26/10/2003, por Ricardo Dias Felner a Fátima Ismail, médica, que dá consultas na unidade de etilo-risco do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), sobre o álcool, mas cuja primeira resposta, serve às mil maravilhas, para a discussão que a blogosfera teve sobre o tabaco.

"PÚBLICO - Não receou admitir publicamente que o álcool pode ser positivo?

Fátima Ismail - A nossa vida é um conjunto de opções. E para nós optarmos bem é preciso estarmos bem informados. Não podem existir, por isso, tabus, coisas escondidas. Hoje em dia, tudo se sabe. O alcoolismo é um drama em Portugal, isso deve ser dito e devemos combater os mitos de que é benéfico sexualmente, que dá força, que é um sinal de masculinidade, etc. Mas não se pode esconder que também tem aspectos positivos. Por outro lado, o ser humano é muito curioso. Por isso, quanto mais se tenta esconder as coisas, mais as pessoas querem experimentar, sobretudo na adolescência.
"

A minha função aqui é só informar, tentar explicar qualquer coisita. Não é tomar atitudes repressivas, nem descriminatórias, nem defender causas que julgue serem as mais justas.

Nem ser paternalista ou caridoso.

Aliás, são duas situações que me eriçam!
Explicar, aconselhar ou solidarizar, às vezes só com uma palavra, são circunstâncias bem mais agradáveis.

Eu aprendo todos os dias!
___________
* ligação não permanente.

Sem comentários: