sábado, outubro 25, 2003

SAL

No Jornal de Notícias de 25/10/03:

"Cardiologistas propõem lei que limite o uso de sal

Hipertensão



Limitar, legalmente, o consumo de sal, é uma medida que a Federação Portuguesa de Cardiologia (FPC) preconiza, para combater a hipertensão. A proposta está a ser elaborada, e os responsáveis daquela instituição esperam que tome a forma de lei o mais rapidamente possível.
Obrigar a indústria a produzir alimentos com menos sal é o espírito da proposta, noticiada, ontem, pela TSF. Segundo Manuel Carrageta, presidente da FPC, "consumimos mais do dobro do sal do que os outros países europeus". A diferença é ainda maior em relaçãoaos valores recomendados pela Organização Mundial da Saúde (consumimos 18-20 gramas/dia, quando o admissível são cinco).
A FPC pretende que a redução seja feita gradualmente, para que não constitua um choque. Por exemplo, começa-se por uma redução de 10 a 20% do sal usado na confecção de pão, o que não fará grande diferença ao consumidor, repetindo-se o corte passado um ou dois anos, o que terá "um impacto extremamente positivo no número de hipertensos e no número de doenças cerebro-vasculares que ocorrem em Portugal".
Cerca de 40% dos portugueses com mais de 40 anos são hipertensos.
"

Apoio incondicionalmente este medida.

Nos Estados Unidos da América do Norte também está (esteve) na ordem do dia, para combater determinados problemas de saúde resultantes do "bem-estar" que a civilização ocidental nos proporciona. Assim a obesidade mórbida, que nos EUA atinge níveis escandalosos, iniciou um processo lento de estabilização e regressão.

Quem quiser acrescentar um pouco de sal (ou pimenta) faça o favor.

Sem comentários: