quinta-feira, outubro 09, 2003

Português Suave e a Polémica do Aviz

"PORTUGUÊS SUAVE, 4. Sobre o texto acerca do Português Suave começam a chegar alguns textos mais serenos — e até alguns de fumadores, caramba". diz o Aviz.

Também chegam os ex-fumadores, com eu.

Concordo com o Aviz, que tem sido educadíssimo nesta discussão, assinale-se, quando se refere à defesa da marca Português Suave. Por um lado, perde-se uma marca conhecidíssima, por outro autoriza-se o Marbelo, que como sabemos não se confunde nada com Marbollo, mesmo na pronúncia madeirense!

Das poucas certezas que a Medicina tem, a de que fumar tabaco faz mal é uma delas. Em termos científicos tabaco, pouco quer dizer, pois o cigarro, o papel, o fumo, a combustão, a temperatura, tudo tem a sua especificidade nesse fazer mal.

Quem quiser fumar, que fume! É mais fácil impedir o suicídio, tratando a depressão, do que impedir que um fumador se mate aos poucos. É uma opção. Temos que a respeitar.

Como entretanto ficou provado que o fumador passivo também é molestado pelo fumo do tabaco do parceiro do lado, sou apologista que os fumadores tenham os seus espaços isolados.
Como gosto de os ver em alguns aeroportos, por baixo de um chapelinho, os fumadores juntinhos, com o seu cigarrito na mão, enqunto o fumo é sugado para o exterior!

Sem comentários: