sexta-feira, outubro 17, 2003

Mais Lembranças do Harrison

"Prezado Colega e apesar disso... Amigo
Mais uma vez o bom senso vem á superficie da explicação aos intelektuais. O bom senso, matéria de dificil aprendizagem na escola médica e de ainda mais dificil transmissão ao longo do exercíco da nossa profissão, dita que quanto mais exigente a formação teórica mais se afastada esta da pratica. Lidando por dever de ofíco com alunos do 4º e depois do 6º ano de uma mui prestigiada escola médica ( que não a minha alma mater) surpreende-me a dificuldade cada vez maior que estes potenciais futuros Colegas têem em perceber que a pratica médica não é mais do que integração de conhecimentos caldeada no bom senso ou senso comum . Assim, se o frequente é frequente, o raro é raro e quando não percebemos o que estamos a observar o melhor é perguntar ou em última análise recorrer aos bons e velhos livros, que normalmente possuem alguma explicação para o que estamos a ver pela primeira vez. Não me atrevo a debater sobre as vantagens e desvantagens da EBM mas apenas sobre a necessidade já reconhecida por Hipocrates da relação tutorial na aprendizagem do saber / arte médica.
Sempre fascinado pela medicina anglosaxónica ( vide americana) o que me surprendeu por lá foi a precocidade da ida dos estudantes para a enfermaria, praticando gestos simples e elementares mas desde muito cedo apreendendo uma maneira de estar na profissão e na relação como o outro ( doente, familiar, profissional de saude, chefe ou patrão, ou simples colega). Assim sendo e antes que o sono vença 100% de acordo com um Internato geral de verdadeira pratica e de preferência om pouca tolerância ás dispensas para estudar 7 capítulos do Harrison
PS fui reler algumas anotações da minha 9th edition em papel de bíblia sublinhado a lápis a proposito de um sinal clínico obscuro ( Cullen) que hoje de manhã observei numa criança em estado grave e lá estava a explicação a fisiopatologia subjacente, enfim a explicação .... aos simples das coisas complcadas.
Cumprmentos de um Colega ao dispor..."


----///----

Como o Hotmail devolve as mensagens, respondo-lhe por esta via:

Caro colega Gasel:

Inteiramente de acordo com tudo o que me disse na sua mensagem, só que pendo mais para o lado do fumador passivo.

Aliás, como fumador passivo, adoro o odor do fumo do tabaco, ainda me deixa muitas saudades. E já lá vão 20 anos.

Felicidades.

Med. Expl.

Sem comentários: