quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Sobre O CHAM

O Tiago não gostou do meu post sobre mais uma "cabala jornalística" contra os médicos e os serviços públicos por pseudo jornalistas estagiários e mal preparados.

Respondi-lhe assim:

Vejo que é um interessado nesta temática.
Mas pergunto eu: qual temática? Porque naquela notícia há muitas temáticas:

1) a morte (É sempre um tema importante e os jornais "brincam" com este tema.)

2) a vitimização (Tanto se fala na vitimização do Santana, mas os media só procuram vítimas, não procuram esclarecer nada, absolutamente nada. Eles sabem que o que vende são as "vítimas" e o Santana também sabe. Aliás, todos perceberam isso e agora é o Sócrates a vitimizar-se....)

3) o apoio às vítimas de qualquer acidente (Não há em Portugal nada institucionalizado. O INEM tem um serviço desses para grandes catástrofes, julgo eu.)

4) a negigência/erro médico (Já várias vezes disse que os mais preocupados com a negligência/erro médico são os próprios médicos. Parece que para os media, os médicos negligenciam por vontade própria.)

5) os erros sistemáticos (Também existem e em todas as profissões, mas são raros e têm por vezes como causa deficiente transmissão de conhecimentos. Mas se 5 médicos não "acertaram", o que é possível, dependendo da apresentação do quadro clínico, deve ser difícil aceitar que cinco médicos negligenciaram.)

6) a Medicina (A Medicina não é uma ciência exacta, como poderá ser a engenharia. A Medicina tem duas vertentes muito importantes: a teoria e a prática. Um bom médico pode tirar sempre 100% de respostas certas em todos os testes e errar todos os diagnósticos)

7) o exercício da Medicina (A prática é fundamental. Talvez a profissão onde a prática seja mais importante que a teoria. São os gestos, são as imagens, são as suspeitas. Ainda me lembro de muitas imagens que apenas vi uma única vez ao vivo e já me esqueci de muitas coisas que li...)

8) o barato sai caro (É o povo que o diz, não são os médicos).

9) a comunicação social (Que mais posso eu dizer de tanta m... que vejos nos jornais!)

10) os jornalistas (Quanto mais licenciados, mais iliteratos na Ciência. Fazer reportagens sobre vítimas, com o único objectivo de agradar ao patrão e não ajudar psicologicamente as vítimas e as suas perdas, até eu faço. Volto a repetir que há óptimos jornalistas, assíduos leitores do meu blogue com quem troco ideias)

11) a iliteracia científica dos jornalistas (É óbvio que existe. Por isso saúdo a criação de uma nova Associção de Jornalistas ligados à Ciência. Só a falta de tempo me impediu de ainda não ter falado nisso).

Estou a escrever com pressa, como sempre. Os doentes primeiro. Vou publicar esta resposta no blogue.

2 comentários:

Anónimo disse...

with no damage to your business’ budget whatsoever.

Anónimo disse...

Just go to Your inbox and Look for your Newsletter publication from the 3 Marketeers Club!