quarta-feira, outubro 15, 2003

Provado vs Não Provado

Não vou discutir ciência na blogosfera.
Aliás, apenas disse que "Como entretanto ficou provado que o fumador passivo também é molestado pelo fumo do tabaco do parceiro do lado". Não falei em cancros do pulmão (mas que los hay, los hay!)

Não vou fazer no blog um seminário contra ou a favor do tabaco, nem do fumador passivo.

Mas já que o Aviz me lançou indirectamente o repto de uma resposta, vou tentar explicar medicina para intelectuais, com linguagem simples, mas científica.

Comecemos com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia:

- "A população fumadora é, não só a que maior mortalidade apresenta, mas também a que maior morbilidade possui. São os que consomem mais cuidados de saúde e os que maior absentismo por doença apresentam. As faltas ao serviço são mais de 25% superiores nos fumadores.";
- "é uma maneira não só de diminuir os riscos para a saúde que o hábito provoca, mas reduzir também os riscos (não só na morbilidade mas também na mortalidade) do fumador passivo."

Continuemos com a Escola Nacional de Saúde Pública:

- "O fumador passivo, exposto à poluição tabágica ambiental (PTA) provocada pelos fumadores, encontra-se exposto a uma série de doenças potenciais que cada vez mais necessitam de ser prevenidas. Neste quadro, cabe à sociedade proteger a saúde dos seus cidadãos através de uma legislação que proteja os não fumadores, ao mesmo tempo que respeita a opção daqueles que fumam".
- "Se existe consistência na associação entre consumo activo de tabaco e neoplasia maligna do pulmão, já o risco de contrair cancro do pulmão relacionado com os fumadores passivos levanta ainda algumas dúvidas em estudos recentes (Lee e Forey, 1996), apesar do elevado número de estudos que suportam o efeito deletério do fumo consumido passivamente".
- "Desde a exposição das esposas de fumadores activos até à exposição das crianças ao fumo do tabaco e à exposição em função da ocupação profissional, vários estudos utilizaram estes factores como fonte de informação sobre os efeitos do fumo passivo na incidência de NMP. Contudo, o risco de um fumador contrair cancro do pulmão diminui se desistir de fumar, assim como o risco de contrair outras patologias associadas ao tabaco (Tong, 1996)".

E terminemos, para já, com as conclusões portuguesas do estudo referido no Aviz pelo meu colega:

- "A associação entre tabagismo passivo e cancro do pulmão tem adquirido grande importância social e política. Vários estudos epidemiológicos, centrando-se sobretudo na exposição ao fumo do tabaco do conjuge, têm demonstrado esta relação. Com o objectivo de determinar a existência de um efeito positivo do fumo do tabaco do ambiente, analisando a exposição durante a infância, a exposição ao conjuge e outros membros do agregado familiar, e ainda da exposição em veículos, lugares públicos e no ambiente profissional, realizámos um estudo caso-controle, integrado num projecto multicêntrico. Estudámos 38 doentes com cancro do pulmão confirmado histologicamente e que nunca tinham fumado e 67 controlos, igualmente não fumadores.Os resultados obtidos, mostram que os doentes com cancro do pulmão têm maior exposição ao fumo de tabaco quer durante a infância quer durante a vida adulta. Por outro lado, apenas a exposição relativa ao conjuge tinha significado estatístico, duplicando o risco de cancro do pulmão quando os níveis de exposição eram superiores a 5000 cigarros fumados («odds ratio», 3.10; 95% de intervalo de confiança , 1.09-13.09). Apesar dos nossos dados necessitarem de integração no estudo multicêntrico para serem mais conclusivos, mostram uma relação entre a exposição ao tabagismo passivo do conjuge e o cancro de pulmão em não fumadores."

1 comentário:

Anónimo disse...

SOU FUMADOR INCORRIGÍVEL (3/4 Maços/dia). Mas sou contra o tabaco...
Estou preocupado com FUNDAMENTALISMOS e RADICALISMOS.
Lembro-me do escrito na História na década de 1930- "Mein Kemft" de Adolfo Hitler. Naquela altura os Judeus eram o mal da sociedade. Actualmente para os radicalistas e fundamentalistas ditos Islâmicos o "MAL" vem do Ocidente.

PORTUGUESES:
Oxalá que não obriguem os fumadores a andar com etiqueta na lapela (como os judeus) e que na porta de sua casa não coloquem um símbolo qualquer.

Olhem a DEMOCRACIA e a LIBERDADE deste país!

Naturalmente que os não fumadores têm o direito ao seu espaço livre de fumo. Mas fumadores são cerca de 2,5 milhões.

PENSEM A SÉRIO NESTA QUESTÃO! ESTA LEI PODERÁ INDICIAR ALGO MUITO PIOR (até para os não fumadores)!

E umas pequenas contas para os Hipócritas deste País:
Durante o ano fumo 1360 maços de tabaco e liberto 12,24 gramas de Monóxido de Carbono para a atmosfera.
E OS AUTOMÓVEIS QUANTO LIBERTAM PARA A ATMOSFERA??? DE MONÓXIDO E DE DIÓXIDO DE CARBONO? E O EFEITO DE ESTUFA???
"PORQUE NON TE CALLAS NON FUMADOR! PORQUE NON TE CALLAS LEGISLADOR! PORQUE NON TE CALLAS PROPRIETARIO DE COCHE?"
Aos Não Fumadores, Legisladores, Governantes, Médicos , Fiscalizadores e Cidadãos Hipócritas: 20 cigarros meus são MENOS Nocivos para voçês que 20 litros do V/ combustível queimado nos V/ carros.
VOCÊS ALÉM DE ME PREJUDICAREM ESTÃO A PREJUDICAR A SOCIEDADE E O NOSSO PLANETA!