sábado, março 18, 2006

Escrevia Um Jornalista ...

... num jornal diário, dissertando sobre a "visita" do Ministro Correia de Campos ao Parlamento que as USF (Unidades de Saúde Familiar) iriam substituir os SAP encerrados.
O leitor não tem conhecimentos para saber se a notícia é falsa ou não.
Lê e inconscientemente vai armazenando a informação (errada).
Um médico ou outra pessoa ligada à organização dos Cuidados de Saúde Primários percebe que há um erro crasso na notícia.
Mas, o que mais me preocupa é o facto de o erro esconder uma realidade muito mais profunda do meio jornalístico: quem comete um erro deste quilate demonstra que não tem conhecimento nenhum sobre a organização dos Cuidados de Saúde Primários, nem a presente, nem a futura com as Unidades de Saúde Familiar, que serão, não uma alternativa aos Centros de Saúde, mas uma nova forma de trabalhar para os médicos de família e uma nova forma de assistência para a população, particularmente nas grandes zonas urbanas.
As USF com o seu funcionamento moderno e mais próximo da população que assistirá poderá ser a pedrada no charco que são os grandes Centros de Saúde das cidades.
Centros de Saúde impenetráveis para a população activa que esporadicamente deles possa necessitar.
As USF poderão gerir melhor as necessidades dos doentes crónicos, os quais, pela organização "caixificada" dos actuais Centros de Saúde ocupam todo o tempo assitencial disponível.
Isto o jornalista não saberá, concerteza ao dizer que as USF irão substituir os SAP encerrados...

Sem comentários: