terça-feira, novembro 16, 2004

Apagão Em Hospitais: Erro Médico, Erro Em Medicina, Erro de Quem?

O blogue Causa Nossa publicou um bilhete transcrito de um e-mail assinado por T A Fernandes com o título ""Apagão" em hospitais" e inserido em 8 de Outubro por VM, mais conhecido por Vital Moreira, e mais conhecido ainda entre os médicos pelo ódio que nutre pelos mesmos (segundo alguns dos seus inflamados artigos ... há uns anos foi um intransigente defensor do Pequito, que agora demonstrou o que na realidade é!) .

O TA Fernandes (que é engenheiro electrotécnico) teve a gentileza de me enviar recentemente um e-mail também sobre o assunto. Nele dizia que estava indignado, e que se tratava de uma negligência criminosa. Concordo com tudo.

Dizia-me ele que enviou também um e-mail de protesto para o Ministro da Saúde, para a Ordem dos Enfermeiros e para a Ordem dos Médicos.

Na resposta disse-lhe que também deveria enviar para a Ordem dos Engenheiros. Agora acrescento que deveria enviar também para o Sindicato dos Electricistas.

Na volta do correio, muito elegantemente TA Fernandes diz-me que não está contra os médicos, mas contra os gestores dos hospitais. Mas... os engenheiros electrotécnicos, Senhor?
Quem será o responsável por todos os circuitos de alta, média e baixa tensão num hospital?

Acredito na boa fé do TA Fernandes (já não da do VM, pois nem uma análise crítica fez ao e-mail!)

Mas o que me fez trazer aqui esta troca de e-mails é a cultura anti-médico que se vai instalando na sociedade: tudo o que corre mal nos hospitais ou nos centros de saúde é culpa dos médicos e dos enfermeiros.

Mas atenção: os médicos ainda são só médicos, embora cada vez mais dependentes dos engenheiros. De tensões altas e baixas, só as relacionadas com a pressão arterial. De circuitos, só as sinapses e os neurónios e outros circuitos semelhantes...

E é necessário cada um assumir as sua culpas.

Eu de electricidade só sei o que quer dizer on/off. E o que fazer quando está on ou off. E o que esperar que aconteça quando faço on ou off.
Maiii nada!

Sem comentários: