sábado, novembro 20, 2004

Peço Desculpa Aos Leitores...

Mas eu também fui enganado pela desplicência dos nossos jornalistas. (Alguns. Não quero generalizar como a comunicação social, em relação aos médicos).

Desplicência? Não. Negligência, má-prática jornalística, ultrapassagenm da legis artis, desprezo para com o público consumidor de notícias.

A TSF on-line em 19/11/04 feriu-nos os tímpanos e encandeou-nos a íris com a "dealdrina".

E eu acreditando na boa fé da rádio de referência e na competência dos seus jornalistas, confiei que seria dealdrina, o pesticida da moda, o mediático.

Mas não. O nome está incorrecto. Diz-se DIELDRINA.

Mas como não espero que a TSF peça desculpa a um seu ouvinte, peço eu desculpa aos leitores deste modesto blogue: dieldrina e não dealdrina.
Para os interessados:
Propriedades Físicas - A substância pura (também designada pela sigla HEOD) apresenta-se sob a forma de cristais brancos....
Propriedades Químicas - é um composto estável ao calor e à luz...
Aplicações - intervém como matéria activa na preparação de insecticidas...
Vias de Penetração - inalação, cutânea, ingestão...
Riscos - não é uma substância inflamável. .../... Devido à toxicidade dos fumos emitidos aquando da combustão as pessoas encarregadas da luta contra incêndio serão equipadas de aparelhos de protecção respiratória, autónomos e isolantes. Após um período latente de 20 minutos a 24 horas as intoxicações agudas manifestam-se por contracções musculares que podem dar lugar a um coma convulsivo, por vezes precedido de cefaleias, vertigens, náuseas vómitos e diarreia (sobretudo depois de ingestão). .../... provoca ligeira irritação da pele e das mucosas que é muitas vezes reforçada pela presença dos solventes; estes últimos, bem como os óleos vegetais, favorecendo a absorção da dieldrina, aumentam a sua toxicidade. A exposição prolongada à dieldrina, entre outros sintomas, pode dar origem a irritações brônquicas, a dermatoses, e lesões hepáticas e a perturbações do foro neurológico.
Medidas de Prevenção - Devido à toxicidade impõem-se severas medidas de prevenção...
Cuidados Médicos - Aquando da admissão, evitar expôr ao produto as pessoas portadoras de afecções neurológicas, hepáticas e renais ou de dermatoses crónicas. Em caso de projecções cutâneas ou oculares, de grande inalação ou de ingestão, alertar imediatamente o médico do trabalho.
(Mais em http://www.eq.uc.pt/~mena3/dieldrina.html)

Sem comentários: