terça-feira, novembro 16, 2004

A Válvula Aórtica do Jornalista Fernando Oliveira Que Não Virou Juiz

A sua notícia no Jornal de Notícias de hoje é sobre a morte de uma doente ocorrida em 1999 em Vila do Conde e titula-a assim:

Médico julgado por homicídio – Ministério Público sustenta que houve negligência no atendimento a doente que veio a falecer

Sem dúvida uma notícia muito mais esclarecedora do que a do Comércio sobre o mesmo caso.

”O caso ocorreu às 22 horas do dia 3 de Novembro de 1999, quando Joaquina Maia deu entrada no serviço de urgência do Hospital de Vila do Conde, com dores de cabeça e vómitos. Era doente do coração, fez-se acompanhar de todos os medicamentos que tomava, mas apenas lhe foi diagnosticada uma enxaqueca.”

Teve alta três horas mais tarde, "porque já se encontrava consciente e colaborante". Menos de 48 horas depois, foi internada de urgência no serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João do Porto, onde acabaria por morrer. "A doente apresentava o mesmo quadro clínico, cefaleia na nuca e vómitos, mas já sem consciência, porque a assistência médica prestada no Hospital de Vila do Conde não foi a adequada e só agravou o seu estado de saúde", lê-se na acusação do MP.

A afirmação do Ministério Público é muito polémica.

E mais polémica é quando diz:

“uma "simples auscultação" à paciente e verificar que tinha uma cicatriz de esternotomia mediana”

O Ministério Público demonstra que não sabe como se diagnostica uma hemorragia cerebral.

Já diagnostiquei muitas apenas pela clínica, incluindo a pesquisa de alguns sinais.

Um TAC hoje em dia certifica o diagnóstico.

Uma coisa posso dizer em 25 anos de exercício de medicina: nunca diagnostiquei uma hemorragia cerebral por auscultação cardíaca e visualização de esternotomia mediana.

Não passo cheque em branco a ninguém, nem tão pouco ao "médico José Gonçalves Extremina, residente na Póvoa de Varzim, com 41 anos, e aguarda julgamento com termo de identidade", segundo o Jornal de Notícias informa.

Sem comentários: