sábado, fevereiro 28, 2004

"Bastonário da OM: Médicos receitam mais genéricos"

Do Diário Digital de 25/02/04, respigo

"O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Germano de Sousa, garante que os clínicos estão a receitar cada vez mais genéricos, pelo que o balanço do primeiro ano da nova política do medicamento só pode ser positivo. O responsável contraria, assim, dados revelados esta quarta-feira pela da Associação Nacional de Farmácias (ANF)."

.../... «é necessário perceber que não se modificam hábitos de prescrição, num período de tempo tão curto, como é um ano, num país que não tinha genéricos». Por isso, defende, no próximo ano «os resultados serão ainda melhor».
..."

De uma pessoa que me merece toda a confiança, relato duas pequenas histórias passadas na mesma farmácia (farmácia?)

1ª - O médico receitou-lhe isso? Isso não faz nada! Tenho aqui um muito melhor que é homeopático e serve para o mesmo. (o medicamento em questão era o Zovirax® e foi trocado por uma qualquer mistela de água com água, que dará um lucro muito superior ao Zovirax).

2ª - O médico receitou-lhe isso? Isso é muito forte! E trocou com o maior à vontade um medicamento genérico por um de marca que o doente pagou por inteiro.

E faço justiça a um farmacêutico que, apesar de eu autorizar quase permanentemente a troca de medicamentos por outros genéricos ou por genéricos, me telefona sempre a pedir autorização!

Sem comentários: