domingo, fevereiro 22, 2004

Valerá a Pena Denunciar Má-Práticas? Ou Só Valem As Denúncias do Povo Nas TVs?

Do Diário de Notícias de 22 de Fevereiro de 2004, assinada por pela jornalista Ana Mafalda Inácio.

"O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) vai recorrer para o Tribunal Europeu para exigir uma indemnização ao Estado português. Na base da queixa está uma sentença proferida recentemente por uma juíza do Tribunal Cível de Lisboa, que condena a estrutura sindical ao pagamento de cem mil euros aos quatro elementos do conselho de administração do Hospital Distritral de Évora (HDE), por declarações feitas em 1993, aquando da denúncia das mortes por intoxicação alumínica, devido a falhas no sistema de tratamento de águas.

O presidente do SMZS, Mário Jorge, classifica a sentença como «um escândalo» e vai recorrer ao Tribunal Europeu e ao Supremo Tribunal de Justiça. «O Estado português assumiu a culpa ao pagar uma indemnização aos familiares das vítimas e, agora, há uma juíza que omite tudo isto e decide condenar quem denunciou a situação».

Segundo apurou o DN, a juíza considerou que os membros da direcção do SMZS proferiram afirmações «ofensivas», «irresponsáveis» e «caluniosas» sobre os dirigentes do HDE. Manuel Anjinho, Luís Gulherme, Manuel Fialho e José Borges apresentaram quatro queixas em tribunal contra aquele sindicato, uma delas dirigida só ao presidente, a qual já foi arquivada.

Mário Jorge defende que todas as afirmações foram feitas com base nos cargos que aqueles elementos ocupavam, sem haver «quaisquer referências pessoais. Houve 22 mortes. Se não tivessemos denunciado o caso seriam mais, portanto não se tratou de nenhuma acção caluniosa».
"

A solidariedade do autor deste blog para com o presidente do SMZS e para com todos os médicos que denunciem colegas por más práticas, abusos de poder e negligências.

Sem comentários: