domingo, fevereiro 15, 2004

A Grande Loja do Queijo Limiano, As Radiografias e Os Oxímoros

Este bom blog, de qualidade superior, fez uma transcrição de um bilhete deste mediano blog, publicado há meses, mas sempre actualizado, o que agradeço.

Só não agradeço são as palavras pouco compreensíveis na sua introdução:
"Um deles, tenta explicar alguma coisa de medicina a quem não entende - os intelectuais! Às vezes atrapalha-se, mistura desabafos com diagnósticos e radiografias e a explicação prometida fica adiada. Outras vezes, abre as portas do conhecimento a ...".

- Sobre as explicações prometidas e adiadas, fica apenas esta comparação: a Grande Loja do Queijo Limiano, vende queijo limiano on-line? Disserta sobre as qualidades do queijo limiano? Ou do queijo em geral? Não. Todos compreendemos que se trata de uma alegoria ou metonímia. O meu título é um oxímoro (ou oximoro), daí não pretender explicar nada a alguém que já sabe tudo!

- Sobre misturar desabafos com diagnósticos será uma atrapalhação, como afirma o José, ou antes uma provocação? Um acto voluntário!

- Sobre as radiografias como generaliza a GLQL aos bilhetes a que dei o título genérico de "Literatura Médica" (e foram de I a X e do agrado de muitos leitores) e que eram transcrições de vários relatórios de exames complementares de diagnóstico, seriam o suporte a uma história dramática, rara, real e recente que se desenrolou enquanto os posts eram colocados. Entretanto decidi não a colocar na blogosfera, por razões éticas e para não quebrar, de forma alguma, o sigilo médico.

Sem comentários: