domingo, fevereiro 15, 2004

Doente, Utente e Cliente

Do blog A Cabra transcrevo com a devida vénia este bilhete intitulado O UTENTE:

"Quando um dia o doente foi chamado de utente,acabou a humanização na medicina.Assim denominado,o doente passou da condição de humana criatura,ao numerado usuário da massificação...Nas teias da falácia aprisionado,deixou de ter acesso à sagração da consulta,o diálogo vital.O utente é algarismo entre a gente e nó da burocracia infernal,é moeda que pinga reluzente,chapa,análise e receita final,só não tem estatuto de doente..."

... e para dizer que não concordo com a definição dada a utente. Hoje em dia, com a evolução da medicina e principalmente com o surgimento da medicina familiar, nem todos os indivíduos que frequentam os serviços de saúde são doentes. Nos hospitais, também já se fazem exames para rastrear ou diagnosticar precocemente determinadas doenças. Por isso há utentes que não são doentes. Serão ou não, no futuro. Mas no presente ainda são apenas utentes.

Um exemplo esclarecedor: um utente inscrito numa lista de um médico de família, é convocado para um exame periódico de saúde, onde se diagnostica um tumor do cólon, ainda assintomático. O médico de família referencia para uma consulta de gastrenterologia ou directamente para a cirurgia. Na história clínica, verifica-se que há uma incidência de cancros colo-rectais naquela família.
Será boa prática médica, os familiares descendentes (ou ascendentes) seres de imediato referenciados, ou pelo médico de família ou pelo gastrenterologista para colonoscopias seriadas de acordo com protocolos definidos, como por exemplo, os da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva.

Dos rastreados, uns serão doentes outros permanecerão eternamente utentes. Ainda bem!

Cliente, é outra terminologia que se usa muitas vezes, mas com a qual não concordo. Tem subjacente uma relação comercial, real ou não, essa conotação existe. Não gosto.

Segundo o Dicionário On-Line da Porto Editora, cliente "é pessoa que requer serviços mediante pagamento".

Sem comentários: