sábado, fevereiro 28, 2004

Interessante Notícia: Será Que O Título Corresponde Ao Conteúdo?

Do Público de 25 de Fevereiro de 2004, assinada por C.G (Casca-Grossa?)

"Problemas com Medicamentos Aumentaram

O número de trabalhadores com problemas associados a drogas de prescrição médica foi o que mais aumentou (em comparação com o álcool, a "cannabis", a cocaína e os opiáceos) nos últimos anos, estimam os representantes das empresas (43 por cento são desta opinião), dos sindicatos (39 por cento) e das organizações patronais (25 por cento). [Enfim todos juntos na concertação de classes] Uma das tendências detectadas é a mudança de atitude em relação ao abuso de medicamentos psicotrópicos (como os tranquilizantes e antidepressivos). No inquérito de há dez anos era ideia generalizada entre os inquiridos que este seria "um problema dos médicos", nota o coordenador da investigação, Orlindo Gouveia Pereira. Nos dados de 2003 começa a ser política empresarial "a percepção de que este é um problema" que afecta desempenhos e diminui tempos de reacção em funções como, por exemplo, a condução de uma máquina. "Já ninguém diz que é um problema dos médicos."


Notas:

- Pelo título retira-se a conclusão subliminar que é um problema dos médicos, pois são os únicos (ainda!) que prescrevem oficialmente medicamentos.

- Ainda do título se pode retirar que os medicamentos provocam problemas, portanto mais vale recorrer de imediato às massagens, agulhas e água engarrafada (homeopatia).

- Porque se encontram os trabalhadores mais ansiosos e deprimidos para tomarem medicamentos?

- Se não é um problema dos médicos, de quem será? Das farmácias que vendem ao balcão sem receita?

- Do mercado negro, que vende ansiolíticos e antidepressivos?

- Da internet que inunda as caixas do correio com anúncios da venda de medicamentos sem receita?

- Ou apenas porque há mais doentes com ansiedade e depressão?

- Eu trabalhador me confesso que, no início de cada período de banco, auto-medico-me com 0,5 mg de alprazolan (Xanax) para enfrentar o mundo real que se transformou em mundo cão.

Sem comentários: