sexta-feira, dezembro 26, 2003

Adivinhem Onde Está A Verdade.

No Diário de Notícias de 24/12/2004, a perfeita notícia, nas entrelinhas, de quem deposita os idosos nas urgências dos hospitais. Posso estar errado, mas não creio.

Os sublinhados são meus.

"Hospital do Montijo esquece idosa no raio X
C. V.
Elvira da Luz Salvador, de 67 anos, terá ficado esquecida mais de duas horas na sala de raio X do Hospital Distrital do Montijo. A filha classifica a situação de «inadmissível», tanto mais que a idosa «é asmática e necessita de acompanhamento constante».

O insólito ocorreu anteontem: Elvira foi deixada por um dos filhos, na Urgência do Hospital do Montijo, às 10.30, «por ter passado a noite com problemas respiratórios», adiantou ao DN a filha, Idalina Salvador, que telefonou para a unidade de saúde procurando informações sobre a mãe. «Depois de esperar imenso tempo, disseram-me que não estava lá. Mas como nada batia certo, voltei a ligar e, após nova espera, voltaram a dizer o mesmo e chegaram a gritar-me por insistir», garante.

Só quando a família se dirigiu ao Hospital, cerca das 13.30, é que o «mistério» se desfez. Elvira estava nas instalações e, de acordo com a filha, «passara mais de duas horas fechada, abandonada numa cadeira de rodas na sala de raio X». Tanto, que «alguns funcionários até pediram desculpa», o que não invalida o «susto» e a «indignação» de Idalina.

O DN tentou, durante todo o dia de ontem, obter um comentário por parte da administração do Hospital do Montijo, mas até à hora de fecho desta edição tal não foi possível.
"

1º - adoeceu de noite e só de manhã a levaram ao hospital.
2º - o filho deixou-a na URGÊNCIA e pirou-se.
3º - a asma é uma doença crónica que quando agudiza necessita de tratamento médico imediato, na hora, de noite se necessário;
4º - a filha telefona mais tarde, em vez de se deslocar ao hospital.

1 comentário:

Carro Solar disse...

isto não tem desculpa. Eu custumo ir frequentemente ao hospital e os idosos ou qualquer doente são esquecidos varias vezes. os idosos muitas vezes são os que acabam por sofrer mais porque são os que não se conseguem mover sozinhos. Por mim o hospital já tinha fechado. Não por não ter condições mas pelo pessoal que lá trabalhar, principalmente os médicos estão mesmo a lixar para os doentes muitas vezes, com isto não digo que são todos mas a grande maioria é eu garanto.