THS* - Um Negócio de Milhões
De que lado se vai colocar a comunicação social?
Quanto pagarão os laboratórios da indústria farmacêutica aos media para publicar notícias agradáveis sobre este assunto?
O Diário Digital de 04/12/03 com este título "THS: Ordem dos Médicos desvaloriza conselho do Infarmed" já dá o mote. Isto é, a comunicação social sempre tão lesta em criticar e achincalhar uma classe, desvaloriza um conselho de uma estrutura independente (Infarmed) baseada em estudos sérios e credíveis para valorizar a opinião de um bastonário com formação em análises clínicas. E muito sinceramente, aquilo que algumas sociedades portuguesas possam dizer sobre este assunto poderá não ser independente....
A verdade é que:
Segundo dois estudos recentes, um com mais de 17.000 mulheres realizado nos EUA, demonstrou-se inequivocamente que a utilização prolongada da THS aumenta:
- risco acrescido de enfarte do miocárdio, de tromboembolismo venoso, de AVC hemorrágico, de demência, de cancro da mama e de cancro do endométrio.
O benefício-risco das indicações (prevenção da osteoporose e de fracturas em mulheres de elevado risco e tratamento dos sintomas de climatério) pende para o lado dos riscos, que são muito mais importantes.
Só que esta terapêutica (com milhões de mulheres na menopausa) é muito rentável ....
* Terapêutica hormonal de substituição
Sem comentários:
Enviar um comentário