sexta-feira, abril 18, 2008

Farmacêutica Merck contratou médicos para assinar artigos científicos

17.04.2008 - 17h43 PÚBLICO
A empresa farmacêutica Merck procurou investigadores externos para serem autores principais dos artigos científicos sobre o medicamento Vioxx, revela um artigo publicado esta terça-feira no "site" da revista JAMA (The Journal of the American Medical Association).

Segundo o estudo, a empresa, cujas experiências eram elaboradas, executadas, analisadas e escritas por cientistas internos, convidava posteriormente investigadores externos apenas para dar nome aos artigos. A função destes investigadores limitava-se, muitas vezes, à leitura e edição do artigo.


Só agora, passados uns anos de ter sido proibido a comercialização do Vioxx, é que vimos a saber parte do que se passou para se iniciar a sua introdução no mercado mundial.

O que se passou, não pode ser aceite fácilmente por uma comunidade científica como a nossa, já que, o nosso objectivo é o bem estar do doente e não o aspecto mercantilista do negócio, ainda por cima adulterado por "médicos" (será que o são?).

Deixo como sugestão de leitura, para este fim de semana chuvoso, um artigo da Susan Haack, The integrity of science; what it means, why it matters.

1 comentário:

polidori disse...

Muito legal o post!
É uma vergonha! Já bastam todos os vieses dos estudos, agora mais essa!!!
Tá certo que tô desatualizado, mas tá valendo a informação igual