quarta-feira, abril 09, 2008

VMER do INEM parada por falta de médico

"A Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM, em Beja, parada por falta de médico."
in 24Horas


Mais uma vez, o que não deve acontecer, aconteceu!

Ontem, na sequência de um incêndio, em casa de dois idosos, a VMER não pode ser acionada pelo dispositivo de socorro já que se encontrava inoperacional.

Esta inoperacionabilidade, foi confirmada pela porta voz do Hospital de Beja, relatando, que a VMER não pode ser usada, por não haver médico escalado para esse serviço.

O idoso, ainda pediu ajuda à janela do 1º andar da sua residência, tendo vindo a falecer pouco depois, a idosa foi encontrada inanimada e neste momento está em estado grave no H. de Beja.

O porta voz do INEM, veio recusar responsabilidades neste caso, afirmando que "o carro é nosso mas a tripulação é responsabilidade do hospital".

Ora bem, até parece que não estamos em Portugal!

Desde quando, quando acontece "porcaria" se viu alguém chegar-se à frente e dizer; a responsabilidade é minha!

A desresponsabilização está na ordem do dia! É mais fácil virar a cara e assobiar para o lado!

Pergunto-me se é necessário morrerem mais pessoas?

As posições que estas instituições tomaram, não podem ser estas, se querem ser credíveis!

Nem pode estar à espera que haja médicos do Hospital X,Y ou Z, ou do C. de Saúde disponíveis para fazer serviços, muitas vezes a estarem em dois sítios ao mesmo tempo.

Mais vale não abrirem serviços nem assinarem protocolos de parcerias, se não têm capacidade de os assegurarem, quando não, mais não fazem do que vender gato por lebre.

PS: tomem atenção já que os acidentes não sabem ler escalas de serviço!

3 comentários:

naoseiquenome usar disse...

SEria de facto bom, no mÍnimo, já que ´+e exigível, que quem tem responsabilidades as assumisse. No caso, os hospitais, através de protocolo assinado e em vigor, assumiram a gestão e o pagamento ao pessoal afecto às VMER's. Logo...... e como compromissos são para honrar...

Anónimo disse...

é interessante verificar mais uma vez a eficiência e eficácia dos serviços públicos prestados em Portugal.... confirma-se, outra vez, que por cá as" casas começam a construir-se pelos telhados", ou seja, primeiro impõem as coisas e depois logo se vê se funcionam e como funcionam.... infelizmente é assim!
se "é necessário morrerem mais pessoas?" não, não é necessário! mas acho que vai voltar a acontecer...... :(
Acho eu, uma humilde cidadã, que primeiro deveria-se analisar VERDADEIRAMENTE e posteriormente impor as competências CONCRETAMENTE... há forma de concretizar as competências atribuidas???? (isto é básico!!).
Neste caso se a tripulação é da responsabilidade do hospital, seria necessário antes de adquirir a viatura verificar se havia pessoal..... Porquê é que será que estas notícias não me surpreendem??? é o normal neste país onde a maioria dos nossos governantes não sabe governar!!!!
"até parece que não estamos em POrtugal????" infelizmente este é o VERDADEIRO PORTUGAL!

Paulo Ferreira disse...

Essa situação das VMERs estarem INOPs é um problema diário, que faz que em alguns dias existe apoio noutros não existe, como se a emergência estivesse horas e dias marcados.

De quem é a culpa?
Penso que seja do INEM, porque é esse instituto o responsável pelo o Pré-Hospitalar em Portugal, e seria interessante ver o protocolo existente que dá a origem da criação das VMERs nos hospitais, que verbas existem para manter o quê, e donde eles vêm, seria interessante ver os problemas legais por de traz da rede das VMERs