quinta-feira, janeiro 22, 2009

Chico-Espertice

No site da internet do Sindicato Independente dos Médicos, uma notícia chamou a nossa atenção...

Pelo que ela significa de desrespeito pelos doentes, de desrespeito pelos médicos dos centros de saúde e por mostrar como é fácil trabalhar números e estatísticas para contentar a tutela!


HOSPITAL S. JOÃO: EFICÁCIA, RESULTADOS OU CHICO-ESPERTICE?
O Sr. Presidente do CA do H.S.João, Dr. António Ferreira, ufana-se dos bons resultados do exercício da sua administração, a nível inclusive da redução das listas de espera naquela instituição…O Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, depois de ouvidos não se sabe bem quem, assina a Portaria nº 1529/2008 de 26 de Dezembro, que define os Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), politicamente muito correcta em ano de eleições…Como é que estes dois responsáveis justificam a atitude de um responsável médico hospitalar, de seu nome Francisco Pina, que ao pedido, formulado por um Centro de Saúde, de uma consulta de Urologia feito já depois da entrada em vigor da referida Portaria responde com toda esta simplicidade: "Devolvido à origem. NÃO SERÁ OBSERVADO EM TEMPO ÚTIL. SUGERIMOS NOVO PEDIDO A PARTIR DE JUNHO 2009"?
destacar...

2 comentários:

Anónimo disse...

A partir de agora deixa de haver atraso nas marcações de consultas... as que não puderem ser marcadas em tempo útil são simplesmente devolvidas à procedência e não contam para a estatística! Este médico foi original, convenhamos !(provavelmente é a sua forma de contestar)
Estão a ver como é fácil endireitar as coisas? Tudo em ordem e tempadamente a partir de agora...

Anónimo disse...

Pedido de consulta devolvido à origem
Público - 27.01.2009
Hospital de S. João manda médico de família repetir pedido em Junho

O caso é paradigmático: um médico de um centro de saúde encaminhou um doente para uma consulta de urologia no Hospital de São João a 8 de Janeiro, quando a Consulta a Tempo e Horas já estava em vigor. Seis dias depois, o pedido mereceu a seguinte resposta do serviço de urologia do hospital: "Devolvido à origem. Não será observado em tempo útil. Sugerimos novo pedido a partir de Junho de 2009."
Uma "chico-espertice", classificam os dirigentes do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que estranham que o registo do pedido tenha desaparecido, como por milagre, do sistema informático. "Assim não há listas de espera", ironiza Jorge Silva, do SIM, que duvida muito da exequibilidade da aplicação dos prazos previstos na portaria, sobretudo em algumas especialidades.
"Teoricamente, a portaria está óptima. Agora, quais são as possibilidades de ser aplicada na prática? Desconfio que é [uma medida] para inglês ver", comenta. O PÚBLICO tentou falar com o médico hospitalar que devolveu o pedido, mas ao início da tarde de ontem ele não estava no hospital.
Alexandra Campos