sábado, junho 21, 2008

Indo eu indo eu...a caminho de Viseu !

Fazem dezenas de quilómetros por um raio X
00h00m
teresa cardoso
JN
Ministério da Saúde tem três protocolos para Raio X convencional em Viseu, Lamego e Santa Comba Dão. Mas só dois são respeitados. Utentes recorrem à Cemedical. Gostam do serviço, mas gastam em combustível o que poupam em exames.

Os mais de 90 mil habitantes do concelho de Viseu não têm onde fazer um raio X comparticipado pelo Estado. Quem não quer ou não pode pagar aqueles exames, a custos de mercado, tem duas soluções: ir a Lamego ou a Santa Comba Dão. Isto porque a clínica protocolada na capital de distrito não faz radiologia convencional.

Entre as duas alternativas, os utentes optam invariavelmente pela Cemedical, em Santa Comba Dão. Compensará percorrer dezenas de quilómetros para fazer uma radiografia a um joelho, a um pé ou ao tórax? A maioria acha que sim. "Venho de Silgueiros, a 30 quilómetros de distância, quase sempre com idosos que não têm carro ou familiares disponíveis para os transportarem. Cobro 25 euros pela viagem já com o tempo de espera incluído. Muitos aproveitam para fazer mais do que um exame. Se fossem à privada, saía-lhes muito mais caro", testemunha João Pereira, taxista naquela freguesia de Viseu.
"Moro em Bodiosa. Venho fazer um exame aos rins. Se quisesse, neste caso, podia optar por Viseu. Mas já me habituei a vir à Cemedical. É também uma questão de justiça. Se esta clínica come os ossos, ao fazer aquilo que os outros não querem, também tem direito a realizar exames que rendam mais alguma coisita. Faço 80 quilómetros mas não me importo", corrobora Liberta Alexandre.

Os utentes chegam à Cemedical pelos mais diferentes meios. Mas é sobretudo de táxi e de carro particular que vencem distâncias de dezenas e centenas de quilómetros. Alguns aproveitam para fazer outros exames.
Mas nem só os utentes de Viseu recorrem àquela clínica privada.
Sérgio Américo, de Riodades, S. João da Pesqueira, fez 230 quilómetros para levar a mulher à Cemedical. Há 20 anos emigrado na Líbia, onde trabalha numa exploração de petróleo, explicou que o exame prescrito só podia ser feito em Viseu, a pagar, ou em Santa Comba Dão, neste caso por 15,70 euros de taxa moderadora. "Se fosse à privada pagava um balúrdio. Aqui é mais longe mas aproveito para almoçar e dar umas voltas".

Adalberto Tomás, administrador da Cemedical, reconhece que os exames de Raio X "são mal pagos". Mas diz que uma empresa como a sua, que tem investido milhões em instalações, equipamentos e recursos humanos, não se pode dar ao luxo de recusar trabalhos. "Até porque, atrás de um tórax, podem vir outros exames mais vantajosos na área da imagiologia", justifica.

Diferente entendimento tem a clínica Vale & e Ruas, Limitada, em Viseu. Apesar de ter um protocolo assinado com o Ministério da Saúde para fazer radiologia convencional, não aceita prestar estes serviços. "É verdade. Não sei exactamente quais são os motivos, mas creio que terão a ver com a sua baixa rentabilidade", disse ao JN uma responsável.

O coordenador da sub-região de Saúde de Viseu, José Carlos Almeida, lamenta que a sede de distrito não tenha resposta para os utentes que precisam de radiografias. Sobretudo quando há um protocolo em vigor. "Tínhamos dois. Um caducou, o outro mantém-se. As pessoas a quem o exame for recusado, devem fazer queixa nos serviços ou usar o livro de reclamações para que possamos agir". O dirigente explica que Viseu faz 92 mil exames radiológicos por ano que custam um milhão e 900 mil euros. "Contamos, ainda este ano, com a instalação de mais três laboratórios. As Unidades de Saúde Familiares vão dispor também de radiologia, e os hospitais vão abrir-se ao sector. Isto vai mudar".

1 comentário:

Anónimo disse...

olá Sôtor,

...esta "gazela do deserto" que ainda trabalha no "campo de concentração" da VW há 4 anos que anda ausente...mas sempre lendo o mádico explica... tudo bem com o Sr.???
Tou de férias e passei por aqui para lhe deixar um alô e dizer que tou viva...
Madalena