quarta-feira, outubro 05, 2005

Há Anos Que Lhe Dizia

- Olha que o colesterol mesmo com valores quase normais pode obstruir as artérias!

- Olha que o teu passado de abuso do álcool, requer actualmente mais cuidado !

- Olha que o excesso de tabaco, mais o álcool e o colesterol, podem ser prejudiciais!

- Há dias, entre duas cervejas diz-me: "Ontem senti uma forte dor no peito, como nunca tinha sentido!"

- Não há discussão. Amanhã uma prova de esforço, já!

- Prova feita. Conclusão: positiva para isquémia coronária grave!

- Não há discussão. Amanhã cateterismo, já!

- Cateterismo efectuado. Confirmação óbvia: duas coronárias com obstrução acima dos 90%!

- Não há discussão, amanhã angioplastia, já!

- Oito dias depois, novamente entre duas cervejas, já com dois stents colocados e com a "canalização" desobstruída, conversámos sobre aquilo que hoje se faz em 8 dias e há bem pouco tempo demorava meses, pressupunha internamentos prolongados, intervenções delicadas: a isto chama-se Cardiologia de Intervenção. A isto chama-se evolução da Ciência.

- Acredito na Ciência e na Medicina e principalmente na massa cinzenta dos humanos. Por mais que os media difundam conceitos medievais da medicina.

Sim, cara Mónica, são horas absurdas aquelas que perco a ler e ouvir em horários nobres coisas absurdas sobre médicos, medicina e uma coisa normalíssima nos humanos: errar.

Quem nos faz deuses, são pessoas como você que querem fazer crer ao povo que um médico não pode errar, porque é médico. Só por isso.
Querem fazer crer que os médicos não são pessoas comuns e vulgares, que não erram, que não fazem falcatruas de colarinho branco ou preto, que não têm problemas económicos, que não têm prestações a pagar, que são assexuados e parafraseando o besugo, que não têm, até, tesão. Conheço médicos bem entesoados, outros sem, alcoólicos e abstémios, que bebem as cervejas e fumam os charutos do FJV e outros fundamentalistas em tudo. Conheço anarcas e fascistas. Que se irritam quando o seu clube perde, hooligans e santinhos. Crentes e descrentes.
Vernaculamente, uns são filhos da puta, outros uns gajos porreiros.

Eu ando por aí, perdido.

Há médicos como você: Chatos! Irritantes! Superiores! Mas com qualidade. Outros não.

Nota: e parabéns aos laureados com o prémio Nobel da Medicina, talvez um reconhecimento com uns anos de atraso.

5 comentários:

Anónimo disse...

¿Por qué los médicos nunca recomiendan a los enfermos curas en balnearios termales?

Anónimo disse...

Los medicos de la Seguridad Social en Portugal...¿Son agredidos con frecuencia, como en España, por pacientes enfadados?

Médico Explica disse...

Claro que respondo aos bloggers espanhóis.
1) não há completa evidência científica de que os "balnearios termales?" tenham alguma influência no prognóstico e curas das doenças. São bons e muito bons para desansar...
2) Em Portugal também há casos de violência física contra os profissionais da saúde, mas também há a agressão psicológica de alguma comunicação social.

Médico Explica disse...

Cara Ivone Marques, bem-vinda. E tem toda a razão nessas suas duas afirmações: quanto à alma (bem-estar psicológico) e às agressões aos jornalistas, psicológicas e não só. E estou solidário com vocês quando o que está em causa é a liberdade de expressão e divulgação.

Anónimo disse...

Muito Obrigado. Muchas Gracias al Sr. Doctor por sus explicaciones.