quarta-feira, outubro 19, 2005

A Iliteracia Leva A Coisas Destas

"eBay proíbe venda de Tamiflu em leilão
O site de leilões na Internet eBay retirou de venda o medicamento antiviral Tamiflu, tido como eficaz no caso de pandemia de gripe humana com origem na gripe das aves, depois de os preços terem chegado aos 144 euros - numa altura em que aumenta o medo em torno da expansão da doença.
Um porta-voz do eBay disse que o leilão tinha sido interrompido porque a venda de medicamentos sujeitos a receita médica não é permitida no site, de acordo com as regras da empresa, refere a Reuters.
A venda de Tamiflu na Internet tem aumentado, especialmente depois da confirmação de casos de gripe das aves na Turquia, na Roménia e na Grécia. As licitações para um único ciclo de tratamento (que inclui dez cápsulas) atingiram as 151 euros na terça-feira, antes de o leilão ter sido interrompido."

O Tamiflu ® (oseltamivir) apenas diminui a replicação viral, encurtando a doença e diminuindo, eventualmente, a sua virulência.
Não é como um antibiótico que mata as bactérias.
E a Roche julgo que não tem acções...

4 comentários:

Lowlander disse...

Giro giro, e quando os vejo a exigirem a vacinas! Contra um virus que ainda nao existe...
Ou a exigirem planos de evacuacao de populacoes (como diria um amigo meu, evacuar populacoes com uma bateria de clisteres...) em caso de surto na populacao avicola.
Enfim... as vezes pergunto-me de que serve tentar explicar as coisas se as pessoas so ouvem o que querem ouvir. Actualmente dizer que o HPAI na Europa representa um risco alto mas apenas em termos de sanidade animal e como cuspir na cruz.

Anónimo disse...

Pois é. Acho é k a roche lhe deve ter cortado nas viages, si sr. médico. deve kerer receitar tamilfu e não lhe aparecem galinhas no hospício (= hospital), é?

tortulia disse...

Presentemente, as vacinas disponíveis não irão proteger contra a doença provocada
pela estirpe nos seres humanos. A OMS está a trabalhar afincadamente em conjunto com os laboratórios da WHO Global Surveillance Network, a fim de desenvolver um protótipo
de vírus H5N1 para ser utilizado pelos fabricantes principais de vacinas.Um vírus protótipo da vacina disponível, que foi desenvolvido utilizando a estirpe de H5N1 de 2003 (que causou os dois casos em seres humanos em Hong Kong), não pode ser utilizado para acelerar o desenvolvimento da vacina. Uma análise inicial do vírus 2004, que foi conduzida pelos laboratórios nas redes da OMS, indica que o vírus sofreu uma mutação significativa. Duas categorias de medicamentos estão disponíveis. São os inibidores M2
(amantadina e rimantadina) e os inibidores da neuraminidase (oseltamivir e zanimivir). Estes medicamentos foram licenciados para a prevenção e tratamento da gripe humana em alguns países e são considerados eficazes, não obstante a estirpe causadora.
Contudo, as análises iniciais dos vírus isolados de casos fatais ocorridos recentemente no Vietnam, indicam que são invariavelmente resistentes aos inibidores M2. Estão a decorrer mais testes para confirmar a resistência da amantadina. A rede de laboratórios estão também a conduzir estudos para confirmar a eficácia dos inibidores da neuraminidase
contra as estirpes H5N1 em curso.

Informação do Ministério da Saúde

Teresa Neves

Mário de Sá Peliteiro disse...

E o que me diz à compra de 2,5 milhões de doses pelo MS?