sábado, setembro 18, 2004

Manual Da Manipulação ou A Susana Caravana É Jornalista?

Esta senhora, ao que tudo indica residente em Barcelos escreve para o Comércio do Porto. Escreve mal. Inventa e manipula. Objectivo: só ela sabe.

Essa senhora, provável jornalista debutante, titula uma notícia assim:


"Causa de morte desconhecida no Hospital de Barcelos".


Mas logo no primeiro parágrafo afirma: "Um homem de 51 anos morreu anteontem à noite na unidade de internamento do hospital de Santa Maria Maior em Barcelos ao que tudo indica vítima de fibrose pulmonar idiopática."


Então a causa da morte é desconhecida ou não?
Ou é só para vender mais uns jornais.

os jornalistas já andam a cocar (devem pagar a alguns informadores) as enfermarias com internamentos dos hospitais à espera de encontrar algumas notícias espalhadas pelo pavimento.


apesar de ter um diagnóstico preciso, a Susaninha diz que os familiares dizem que deve ser do legionário ou das aves. Ouviram na TV.


depois vai à enciclopédia que comprou na véspera à porta de casa a um casal de marroquinos com um filho português deficiente e debita uns bitaites sobre a respectiva doença.


assim está feita a notícia. Aliás quase que decalcada de uma outra assinada pela mesma jornalista (?) sobre uma morte de uma jovem com uma ricketsiose (vulgo febre da carraça!).


e nessoutra notícia diz que estão a pensar processar tudo e todos por negligência, embora afirme que o diagnóstico só foi possível recorrendo a testes serológicos sofisticados.


segundo fontes muito bem informadas, a Susaninha Caravaninha tentou encontrar no Alentejo o mosquito ou a carraça assassina para uma entrevista e poder processá-los também por negligência.


segundo familiares que eu ouvi em off, parece que a Susana foi para o Alentejo acompanhada pelo director ou outro alto responsável do Comércio. Repito, segundo fontes fidedignas da redacção (eu conheço uma pessoa que é amiga da prima de um jornalista do Comércio) levantou algumas suspeitas a ida dos dois para o Alentejo, para um hotel rural em Monsaraz, para tentar caçar o mosquito, pois não levaram nenhuma rede.

Sem comentários: