domingo, agosto 17, 2003

O Aviz E A Tristeza em Aviz

No meu contínuo navegar, fui encalhar na frase de FJV onde atesta: "Aviz tornou-se, definitivamente, a terra portuguesa onde há mais blogs por habitante. Além de O Maranhão, .../... e o Triste Aviz / Avis Linda. Como disse recentemente, acho isto corajoso numa terra de gente cada vez mais calada. E triste, já agora."

Conheço Aviz, e sei que é linda. Mas triste, é todo o Alentejo, quase que por por definição.
Cabe a intelectuais como FJV e outros, trazerem a alegria de viver para o Alentejo. Serão vanguardistas, mas enquanto o trabalho braçal vai fugindo para as cidades, é importante, mesmo que incompreendidos pelos poderes locais, mais interessados nos votos, que a massa crítica vá inundando o Alentejo.

A tristeza no Alentejo leva ao suicídio: "No que concerne à distribuição geográfica do fenómeno, a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou o maior número de suicídios, com 2052 casos (49 por cento do número total de casos), seguida do Alentejo com 751 casos. O Alentejo, porém, apesar de ter registado menos casos de suicídio do que Lisboa, é a região do país onde a taxa de suicídio é maior, uma vez que é ali que o número de suicídios por cada 100 mil habitantes é o mais elevado", segundo dados da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

Sem comentários: