quarta-feira, agosto 18, 2004

"Esteja por isso o povo tranquilo, eles, em geral, até sabem o que fazem".

From: Alfredo
To: medicoexplicamedicina@iol.pt
Sent: Wednesday, August 18, 2004 2:00 AM
Subject: A propósito das sub-especialidades


O engano supremo, para o qual este blog, mais uma vez, alerta os leigos.

Médico explica Medicina a intelectuais .../... é serviço público, à falta de outra alternativa a quem quer saber um pouco mais sobre o estranho mundo da Medicina em Portugal.

Sobre as sub-especialidades, uma mensagem, para quem quiser ser bem tratado e não se arriscar a por em causa a sua própria saúde, paradoxalmente, ao mesmo tempo que julga estar a ser muito consciencioso: nada sabem sobre qual a sub-especialidade que precisam. Nunca. Ou só por mero acaso acertam.

A triagem, e a referenciação, deve estar sempre a cargo de uma especialidade generalista: Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Pediatria ou Cirurgia Geral.

A propósito disso posso referir um filme interessante: a 3ª parte do "Querido Diário" de Nanni Moretti, na qual ele conta um caso pessoal de doença. Teve comichão e, conclusão básica de leigo: "devo ir ao Dermatologista", pensava ele. Pois se a comichão é na pele e o "especialista da pele" é o Dermatologista. Nada mais errado, como ele veio a concluir da pior maneira: muito dinheiro gasto em muitos "especialistas da pele" de renome; muito sofrimento e transtorno pela persistência e agravamento dos sintomas; muita frustração pela não resolução do problema. Afinal tinha um cancro do sistema linfático (linfoma de Hodgkin), que ainda foi a tempo de ser curado.

Conclusão do autor: os médicos não percebem nada de doenças e só prescrevem porcarias múltiplas que não ajudam a melhoras. Ou seja, ainda não se deu conta da patetice da sua atitude.

Conclusão real de quem sabe/mensagem ao público: o "especialista", ou sub-especialista (porque especialistas são todos), geralmente pouco ou nada percebe fora da sua sub-especialidade. Por isso é bom que, quando a ele se dirigem, tenham a certeza que a doença diz respeito à sub-especialidade em causa. Sob pena de perderem tempo, dinheiro, e continuarem doentes.

E quem sabe são os médicos das especialidades generalistas, que estudaram para isso mesmo:

- Medicina geral e familiar: 6 anos de curso + 2 anos de internato geral + 3 anos de especialização;

- Medicina interna: 6 anos de curso + 2 anos de internato geral + 5 anos de especialização;

- Pediatria: 6 anos de curso + 2 anos de internato geral + 5 anos de especialização;

- Cirurgia geral: 6 anos de curso + 2 anos de internato geral + 6 anos de especialização.

Esteja por isso o povo tranquilo, eles, em geral, até sabem o que fazem
.

Sem comentários: