quarta-feira, agosto 04, 2004

"Frasquinhos Com Pedacinhos De Cancro"

O blogame mucho explicou-me com duas variantes: a lolita, na variante intelectual e o amigo besugo na variante clínica (ao que alguém me segredou, talvez tenhamos mais em comum do que aquilo que julgamos).

À lolita (sinceramente não sei se a poderei considerar amiga, pois continua a perpassar nos seus escritos aquele sentimento primário anti-médico) lembro que, as explicações explicadas por maus explicadores (como eu) ainda são menos explicáveis, quando os explicandos perante uma explicação mal explicada pretendem explicar o inexplicável e originam mal entendidos.

Lolita: eu, como médico, gosto que um Linguista Explique Figuras de Estilo ao Médico bloguista para que este possa explicar ao besugo e à lolita, que quando conta histórias da sua prática clínica extra-hospitalar, usa por vezes expressões populares, com mais realismo para quem as lê.

Ao amigo besugo agradeço a sua lição de "medicina oncológica", mas provavelmente leu a minha mensagem em diagonal e não compreendeu que aquela história tinha horas de vida.

É como se eu fosse amanhã fazer uma endoscopia por uma dispepsia supostamente funcional e saísse de lá com "um cancro que já nem em frasquinhos coubesse". E como sabe isso pode acontecer: as doenças às vezes são silenciosas!

O amigo besugo usou uma ANTIPARÁSTASE para responder à minha EXPLEÇÃO. (Não sei se serão estas as figuras de estilo aplicáveis ... mas são palavras bonitas)

Eu continuo anónimo e responsável; os médicos envelhecerão; 50% dos doentes oncológicos curarão, os outros 50% terminarão doentes e irão em vão.

Os cuidados primários de saúde continuarão primitivos como disse, quando deveriam ser os primeiros cuidados; os cuidados hospitalares, independentemente dos novos sufixos, lá continuarão como sempre foram: secundários, longe do cidadão, distantes, amargos, impessoais, com médicos a subir e a descer escadas e elevadores, quando deveriam ser secundários aos primeiros, rápidos e próximos; os cuidados terciários, mais especializados lá continuarão, e ...

Os cuidados paliativos lá permanecerão na Lei (capítulo VIII) à espera da sua aplicação! Aqui estaremos todos de acordo.

Mas lá estarei no dia 24 de Agosto a dar-vos os parabéns pelo futuro aniversário e pela frase de apresentação da lolita de então: "Mas eu escrevo lo que me da na gana e não o que gostam de ouvir. Espero poder provar isso daqui em diante."

E provou mesmo, por isso gosto de vocês, não gosto de betinhos, nem do stablishment, nem da silly season ... nem das tias silly. Nem do conformismo.

Viva a anarquizante blogosfera e esta anárquica posta!

P.S. Recebo um mail de uma pessoa amiga a perguntar-me: "Mas quem é a lolita?" Respondo na volta: "Não sei! É uma personagem da blogosfera! Assim como o médico explica é para muitos, menos para ti!"

Sem comentários: