Imagens Choque: A Opinião De Uma Socióloga.
"Olá.
Boa noite.
... de facto eram imagens muito fortes e que fiquei impressionada.
No entanto não estou em desacordo com a publicação desse tipo de imagens se fôr para sensibilizar, para fazer com que uma pessoa pare e pense.
De facto a publicação de imagens choque é cada vez mais utilizado nas acções de sensibilização.
Em 2002, o governo brasileiro decidiu colocar imagens chocantes nos maços de tabaco. Estas imagens mostram as consequências mais comuns do tabagismo, como mau hálito, impotência sexual, doenças cardíacas, complicações na gravidez e cancro do pulmão. A foto do bébé numa unidade de neonatologia é sem dúvida a mais chocante.
A imagem é acompanhada da frase: “Ministério da Saúde adverte: Em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, o nascimento de crianças com peso abaixo do normal e facilidade de contrair asma”.
Países como a Austrália e a Islândia já pediram autorização ao governo brasileiro para utilizar a foto do bébé prematuro.
Um estudo feito pelo instituto de pesquisas britânico Cancer Research UK concluiu que as imagens chocantes nos maços de cigarro são a maneira mais eficaz de convencer um fumador a largar o vício.
Outros exemplos existem (como é o caso da morte de animais para vestuário de luxo) e provaram dar resultado.
A falsa ideia de que não é preciso mostrar porque todos sabemos o que isso é ... não passa do que o próprio nome indica Falsa Ideia.E é esta a minha opinião!
CGFL"
Sem comentários:
Enviar um comentário