domingo, setembro 14, 2003

Dr Manuel Antunes - Será o Paradigma do SNS ?

É óbvio que não!
Por mais artigos que se escrevam e que queiram demonstrar que o Dr Manuel Antunes tem a chave para a resolução dos problemas do SNS, não me convencem!

Nem mesmo Amílcar Correia, no Público de Domingo, de 07 de Setembro de 2003 , no seu artigo As Duas Listas de Espera do Ministro quando diz que:
"Porque o verdadeiro combate às listas de espera só terá lugar quando a exclusividade dos médicos no SNS deixar de ser o tabu que ainda hoje constitui entre a classe e a tutela. Especialistas como Manuel Antunes, o cirurgião dos Hospitais Universitários de Coimbra, têm insistido nessa tecla até à exaustão, mas sem grandes consequências políticas. Mas o que é certo é que serviços como o de Cirurgia Torácica que Manuel Antunes dirige, à semelhança do seu congénere do Hospital de S. João, no Porto, não dispõem de uma lista de espera. Por uma razão muito simples, embora aqui os tempos de espera clínicos sejam naturalmente mais curtos: exclusividade e dedicação da equipa".

E não me convencem porquê? Por um motivo muito simples. O Estado paga ao Dr Manuel Antunes aquilo que ele quer, isto é, milhares de contos por mês! São pagos e são bem pagos, porque ele merece.
Só que o SNS não poderia pagar milhares de contos mensais a todos os médicos que desejassem trabalhar 24h/24h, ou melhor estarem disponíveis para o SNS 24h/24h e serem chamados quando necessário! Além de exclusividade, porque estar exclusivo não é sinónimo de alargar o horário, de produzir mais, apenas é sinónimo de ganhar mais 40% do ordenado para o mesmo horário de trabalho, é necessário estar disponível 24 horas. E isto, é outro assunto, que se tem que pagar! E aí é que está o problema!

Alguem acreditaria que um cirurgião como o Dr Manuel Antunes, viria para Portugal ganhar 400 contos por mês, líquidos?

Sem comentários: