quinta-feira, setembro 04, 2003

Vou Voar e Tenho Medo

Confesso.
Tenho medo de andar de avião.
Que seria de mim se fosse deputado europeu!
Convem-me que só haja congressos médicos ocasionalmente e que hoje em dia a Internet seja um bom instrumento de reciclagem.

Assim o blog ficará sem actualização até Domingo, se a viagem for de retorno.

Estou muito melhor, presentemente só me intoxico com uma boas doses de Xanax (Alprazolan).
Tempos houve, em que começava com uns bons uisques na sala de embarque, já com uns xanaxes ingeridos previamente, mais um uísque logo à entrada e solicitado à hospedeira, mais uma refeição acompanhada com vinho tinto, seguida de um cognaque, enfim, bombas atrás de bombas.

Lembro-me de uma viagem intercontinental em que não me recordei da própria viagem.

Mas, para quem precisar de viajar por motivos profissionais, aqui estão umas simples dicas para enfrentar a fobia:

- "aprenda a enfrentar o objecto temido (a ansiedade pode aumentar, mas o medo vai diminuir)
- tente normalizar a respiração, que em momentos de nervoso fica curta e acelerada
- questione suas crenças
- construa um filme na sua cabeça (ensaie passo a passo toda a viagem, desde a chegada na sala de embarque até a aterrissagem)
- respire fundo e tente relaxar
- ouça música suave
- não divida o mérito de um vôo bem-sucedido com o calmante
- não trate a situação de forma catastrófica
"

Para casos mais graves mais vale consultar um psico(logico).
Como não sei se volto deste voo europeu, se não falar no blog alfacinha sou injusto. Só me penitencio por não ter respondido ao seu e-mail sobre técnicos vs intelectuais.
Para o Terras do Nunca, lembro a nossa conversa sobre as mortes pelo calor e a resposta do Ministro. Parece que adivinhámos.

Sem comentários: