quinta-feira, setembro 25, 2003

"Novamente Os Genéricos", por Dr João Cordeiro

É a novela dos genéricos!
Tenho a certeza que os médicos se sensibilizariam muito mais a prescrever genéricos, se o Dr João Cordeiro se mantivesse calado.
Os anticorpos que gerou na classe médica, eu incluído, são muitos. Quando fala, apetece-me fazer o contrário do que propõe.

Afirmaram todos os jornais: "O representante máximo da ANF não vai mais longe, mas deixa implícita para todos os presentes na conferência de imprensa de ontem a ideia de que pretende pressionar os médicos a prescreverem mais genéricos, acusando-os inclusivamente de «não cumprirem a legislação que obriga a que a prescrição seja feita por Denominação Comum Internacional»".

Posso fazer uma pergunta?
Se os médicos «não cumprirem a legislação que obriga a que a prescrição seja feita por Denominação Comum Internacional», porque motivo as farmácias continuam a aceitar as prescrições ilegais? Porque não as recusam e obrigam os médicos a passar as receitas como deve ser?

Posso fazer outra pergunta?
Se os médicos não prescrevem genéricos, porque razão a sua venda tem subido exponencialmente?

Posso fazer, ainda, outra pergunta,?
Porque é que a ANF publicitou este estudo? Então o que anda a fazer o Infarmed? E os seus laboratórios? Não é ao Infarmed que compete dar e publicitar estes estudos?

Posso fazer, outra pergunta, esta maliciosa?
Porque é que a ANF publicitou este estudo dias depois de assinar um contrato milionário com o Ministério da Saúde, sem qualquer interesse científico para os doentes diabéticos?

É-me permitido mais uma pergunta?
Porque razão o Dr João Cordeiro defende tão activamente os genéricos? Os farmacêuticos, por definição, também se deveriam preocupar com a descoberta de novas moléculas, com os novos desenvolvimentos farmacológicos, com a biotecnologia e não só com o seu comércio a retalho. Uma farmácia hoje em dia é apenas um intermediário na comercialização dos medicamentos, já perdeu toda a sua história de farmácia de oficina, de romantismo, de cavaqueira, (lembram-se da série Os Pós de Bem-Querer?)

E para finalizar, outras perguntas maliciosas: porque razão, com tantos farmacêuticos no desemprego ou a fazer de balconistas nas farmácias, o Dr João Cordeiro não propõe a liberalização da abertura das farmácias a quem esteja interessado? Porque não permite a venda de medicamentos nas grandes superfícies, com a supervisão de farmacêuticos?

Já disse anteriormente que prescrevo genéricos, em grande quantidade. Talvez cerca de trinta ou mais por cento da minha prescrição é de medicamentos genéricos, altero muitas prescrições de medicamentos de marca para genéricos, explicando ao doente. Uns querem ou outros não.

Para que não restem dúvidas: tenho vários farmacêuticos/as no meu círculo de amigos, em várias áreas das Ciências Farmacêuticas, defendo os genéricos (sem marca e por unidose), defendo a investigação dos grandes laboratórios, defendo os medicamentos de marca e defendo a liberalização da atribuição de farmácias a todos os farmacêuticos que o desejem.

Sem comentários: