segunda-feira, setembro 01, 2003

Já Que O Abrupto Falou na Varíola...

O vírus (do grupo orthopoxvirus) de facto ainda não foi extinto.
A varíola (doença) na realidade já está extinta.
As requisições de vacinas burocraticamente também já estão extintas.

"A varíola (smallpox) era um problema praticamente em todos os países e o controle da doença era feito isoladamente pelos governos locais. Em 1959, a Organização Mundial da Saúde decidiu a realização de um programa global de erradicação da varíola. Em 08 de Maio de 1980, em assembleia solene declarou que "the world and all its peoples have won freedom from smallpox" estabelecendo assim o primeiro caso de erradicação global de uma doença. Desde então, acredita-se que o vírus da varíola só exista em dois laboratórios no Mundo (na Rússia e nos EUA) e já foi decidido pela WHO que estas amostras serão distruídas em 30 de Junho de 1999." Parece que esta decisão foi revogada a pedido dessas potências.

Um leitor deste blog, propôs que falasse das chamadas medicinas alternativas.
A resposta que lhe dou, está no parágrafo transcrito que se segue. Acredito e tenho fé na Ciência e a Ciência incorporará todas as descobertas que, pelo método científico forem validadas. Infelizmente, dessas práticas complementares, talvez nem 10% tenham demonstrado alguma coisa de válido.
O que não invalida que as pessoas se sintam bem quando as frequentam. A minha avosinha (enquanto viveu), sempre foi à bruxa e sentia-se sempre bem, aliviada. Era o seu antidepressivo e ansiolítico. Proibir, para quê?

"Na Europa, ao fim do século XVIII, cerca de 400.000 pessoas sucumbiam vitimadas pela varíola a cada ano, e um terço dos sobreviventes ficavam cegos. Nada menos do que cinco reis morreram de varíola no século XVIII, uma doença que alterou a linha de sucessão dos Habsburgo quatro vezes, em quatro gerações.
Antes de 1967, a vacinação era feita com um método de escarificação ou uma técnica de pressão múltipla. O Programa Intensivo proporcionou a oportunidade de desenvolver novos métodos. Primeiro, surgiu a pistola de injeção, e em seguida a agulha bifurcada, muito mais eficaz, que aplicava uma única dose da vacina. Depois de imergir as agulhas em um frasco de vacina reconstituída, depositavam-se as doses sobre a pele e se realizavam 15 riscos verticais através da gota.
A varíola endêmica foi erradicada em 20 países no oeste e centro da África em 1970, no Brasil em 1971, e na Indonésia no ano seguinte. A incidência de varíola caiu acentuadamente em 1972, com casos notificados em oito países endêmicos e na África e no sudeste da Ásia. Finalmente, em 1975 a varíola endêmica foi erradicada do continente asiático. Na Etiópia, a difusão da doença foi contida em 1976, e na Somália, o último caso natural de varíola data de 26 de Outubro de 1977. Posteriormente, em 1978, foram relatados dois outros casos por contaminação num laboratório. Esses casos acidentais foram, de fato, os últimos".
Aqui, podem ver "the last smallpox victim on earth".

E agora, a minha linha de glória: O Abrupto, na palavra anti-varíolicas, tem que deslocar o acento uma letra para a direita: anti-variólicas. (E obrigado pela referência).

Sem comentários: