quinta-feira, novembro 27, 2003

Este Azevedo É Hilariante!

No 1º Janeiro de 26/11/03 com o título "Liberalizar a obstetrícia" podem ler-se algumas das frases mais hilariantes que já foram produzidas na comunicação social portuguesa pelo Sr. Azevedo, enfermeiro dono de um sindicato e conhecido por se ter apropriado de um sanatório para sua residência pessoal, através de uma doação ao seu sindicato. Os enfermeiros melhor poderão esclarecer esta situação.

"Ter um filho não é um acto (acto ??? ou situação?) patológico, não depende nem nunca dependeu de médicos, e não deve por isso ser «medicalizado». Os enfermeiros demandam a liberalização da Obstetrícia e o retorno ao parto em casa, garantindo ganhos no orçamento dos hospitais."

Por isso é que há anos as taxas de mortalidade nessa área eram o que eram!

"Já diz o povo que "gravidez não é doença". O Sindicato dos Enfermeiros acrescenta, nessa linha de ideias, que "ter um filho não é um acto patológico, não depende nem nunca dependeu de médicos, e como tal não deve ser «medicalizado», como tem acontecido até aqui em Portugal, com alterações incontornáveis nos ciclos vitais da mulher"."

Esta não percebo.

"já havia partos muitos antes de haver clínicos", .

e enfermeiros, acrescento eu

"os enfermeiros portugueses não estão satisfeitos com a ingerência da Ordem dos Médicos nesta matéria. José Correia de Azevedo aponta o dedo à OM por alegadamente querer "aumentar a «medicalização» dos partos, tirando daí as respectivas contrapartidas",

os enfermeiros fá-los-iam em casa gratuitamente?

"a parteira, que é uma enfermeira especializada em saúde materna e obstétrica, é autónoma e não precisa de ser auxiliada",

por isso muitos dos abortos clandestinos são feitos por parteiras sem auxílio e a mortalidade é o que é....

"Agora que a Ordem dos Médicos alarma a população relativamente aos riscos de ter filhos nas maternidades, estão reunidas as condições para o retorno ao modelo holandês dos partos ao domicílio".

Informo que as taxas de mortalidade materno-infantil na Holanda são superiores às nossas em Portugal...

Sem comentários: