sábado, novembro 29, 2003

O que faz falta à blogosfera”? Coragem.

Coragem para se assumir apenas no que realmente é.

O meu colega do bisturi intitula uma mensagem que me dirigiu com “obrigado pela coragem”. Mas coragem porquê? Por dizer aquilo que quero, sem me preocupar com o que os outros possam pensar?

À blogosfera falta coragem para se assumir como é. E o que é a blogosfera? Nada e tudo ao mesmo tempo.

É uma anarquia organizada.

Identifico-me a 99% com o texto do FJV do Avis (1% para: "não concordo com dos outros [dos anónimos], só conhecemos os textos e o mau carácter (que transparece sempre), o que é bastante") sobre um outro texto do Paulo Querido com o qual não concordo, quando refere o hipotético efeito nefasto dos blogs de referência. Não consigo alcançar como a qualidade de uns quantos blogs pode ser nefasta à blogosfera. Mas já concordo em que a anarquia do espaço onde “Existem apenas pontos suspensos no espaço digital” (Paulo Querido), os blogs, seja organizada por alguém que se dê a esse trabalho, mas no sentido de uma organização técnica e temporal, que não de conteúdos, agendas ou seja lá o que for que nos impeça consciente ou inconscientemente de transcrever o pensamento.

Por isso o bisturi não tem que me agradecer a coragem. Quem tem um blog, não pode ter agenda nem constrangimentos para dizer o que pensa. E o que disse o bisturi?

Isto:

1- O senhor Azevedo deve ser enviado rapidamente para um país do terceiro mundo para poder lá "exercer" o seu "saber". Do que pude apurar, ele é descredibilizado no seio da sua própria classe.

2- O programa de diabetes nas farmácias é um escândalo, uma verdadeira falta de respeito pelo seguimento e tratamento dos diabéticos em Portugal. Poderiamos simplesmente vigiar a sua hemoglobina glicada para apurar a "eficácia" desse método "tão humano" e comprovar a demagogia e os interesses espúrios que se escondem;

3- A criação de mais faculdades de medicina vai ter um efeito rebound, com excesso de médicos num prazo de 20 anos; vários estudos demonstram que basta uma faculdade para cada 2 milhões de habitantes.

Sem comentários: